O torneio tem sido o maior da modalidade no Ceará durante os últimos anos, contando com a participação de mais de 600 atletas de todo o estado em suas primeiras edições.
Prepare seu kimono e garanta seu lugar para lutar e torcer por karatecas de todo o Estado, no dia 16 de junho, a partir de 8h, no ginásio do Colégio 7 de Setembro (C7S), na Aldeota. O torneio é organizado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), e é considerado a maior copa de karatê do Ceará. É esperado a participação de mais de 600 atletas, superando a edição anterior que teve a participação de XX competidores.
O Programa de Karatê chamado de Bushi No Te é o braço esportivo do IBLF. Sua equipe é a atual tricampeã estadual pela Federação Cearense de Karatê Esportivo (FCKE), com 29 atletas em primeiro lugar no ranking estadual da modalidade. Durante 2016, 2017 e 2018, mais de 800 medalhas foram conquistadas pelos esportistas do Instituto, que detêm no currículo títulos nacionais e internacionais desde 2012, data de fundação do projeto.
A V Copa de Karatê Bushi No Te é aberta para atletas de todo o Ceará, e também ao público que deseja ir prestigiar o evento. A entrada será 1kg de alimento não perecível, que ao final do torneio será doado para instituições do Estado. A competição será dividida em 93 categorias diferentes e 360 medalhas serão distribuídas aos competidores que se destacarem. Todos os campeões receberão equipamentos de uso do atleta, como protetores, faixas ou até mesmo kimonos. As lutas são divididas pelo sexo, idade, peso e faixa de graduação.
Mais de 30 voluntários, entre apoiadores do esporte e familiares dos alunos atendidos, contribuirão com a realização do evento. “Estas colaborações são ações pedagógica desenvolvida pelo IBLF, onde temos a intenção de fortalecer o ato de doar na perspectiva de crescimento coletivo”, diz Romilson Mariano, Coordenador do Programa Bushi No Te.
Prêmio Adriano Picanço
Nas edições da Copa Bushi No Te, o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) homenageia personalidades do karatê que incentivam sua prática como ferramenta de transformação social. A pessoa agraciada recebe o Prêmio Adriano Picanço, como forma de agradecimento aos serviços prestados à comunidade karateca estadual ou nacional.
Programa de Karatê Bushi No Te
O Programa de Karatê Bushi No Te é desenvolvido pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), desde 2012, e atende 291 atletas, entre quatro e 20 anos. As aulas e treinos acontecem na Sede do IBLF, no bairro Passaré, e no Núcleo Casa de José de Alencar, na Messejana. Tricampeã estadual pela Federação Cearense de Karatê Esportivo (FCKE), a equipe de atletas conquistou 800 medalhas entre os anos de 2016, 2017 e 2018.
Os atletas mais experientes formam um grupo de referência que, anualmente, participa de torneios dentro e fora do Ceará, mas não se restringindo às competições em solo brasileiro. Seus atletas já chegaram a competir em países como Argentina e Itália. O IBLF promove a Copa Bushi No Te, que reúne agremiações de todo estado, contando com mais de 600 inscritos, em média, em suas quatro edições.
O sucesso do Programa está principalmente nas aprovações dos estudantes no ensino superior, na queda da taxa de evasão escolar, na ausência de casos de gravidez precoce e nas histórias de famílias que veem seus vínculos fortalecidos e passam a enfrentar as dificuldades com mais união e dignidade. Os valores do karatê são vividos hoje por milhares
de pessoas através das ações do Programa de Karatê Bushi No Te, que segue inspirando as pessoas a serem a melhor versão de si e acreditando que novos horizontes são possíveis.
Serviço
V Copa Bushi No Te
Quando: dia 16 de junho, a partir das 8h
Onde: Rua Henriqueta Galeno, 1011, Aldeota
Entrada 1 kg de alimento não perecível