Fortaleza sedia, de 4 a 6 de julho, a jornada pedagógica Voz das Infâncias. Durante os três dias, o evento vai debater o imaginário da criança e suas linguagens criadoras, além dos processos de observação e registro das narrativas infantis com expoentes da educação no Brasil. A abertura do evento será feita pelo professor, advogado e ator cearense Haroldo Guimarães.
Participarão do evento, que ocorre no auditório do Centro Universitário 7 de Setembro, professores e pedagogos de todo o país. A jornada pedagógica Voz das Infâncias é uma realização do Ateliê de Encontros, uma entidade criada pela professora cearense da rede municipal de educação, a pedagoga Karen Justo. As inscrições podem ser feitas por meio do sitewww.sympla.com.br.
“Precisamos conhecer e compreender as especificidades da educação infantil em seus processos e etapas, respeitar as infâncias criadoras e não tolher das crianças os direitos que lhes pertencem. Em rodas de conversas e discussões em grupos de estudos pelo WhatsApp, fica evidente a necessidade de aprofundamento teórico dos profissionais envolvidos com educação”, destacou Karen Justo.
Ainda segundo ela, foi nesse contexto que surgiu a hipótese de trazer para Fortaleza dois dos mais profundos escritores e palestrantes da educação infantil, de forma a diminuir distâncias entre a teoria e a prática pedagógica.
PALESTRAS
As palestras e cursos terão à frente o educador e artista plástico Grandhy Piorski, que vai ministrar curso sobre “A criança, a imaginação e a vida material”. Ele atua como consultor para diversos projetos voltados à infância nas áreas do cinema, teatro, literatura, urbanismo, arquitetura e educação.
O doutor e mestre em educação, Paulo Fochi, estará à frente da capacitação sobre “Documentação pedagógica: teoria e prática”. Ele é pesquisador e colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/CNPq) e foi um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC).