Neste sábado (15), no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em mobilização referente à data, a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Ceará, promove uma caminhada, ao longo da Avenida Beira-Mar de Fortaleza. A concentração será às 7h da manhã, em frente ao Boteco Praia. A caminhada seguirá até altura da Rua Osvaldo Cruz.
Além da sociedade civil, cerca de 100 idosos de instituições de acolhimento, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, e alguns membros das mais de 70 comissões temáticas da Seccional, confirmaram presença. Deputados estaduais e vereadores de Fortaleza também foram convidados a participar da caminhada.
A violência contra o idoso é uma realidade que precisa ser combatida no Brasil. O Estado do Ceará teve uma média de 4 denúncias de agressão a idosos por dia, em 2018, e aparece, nas estatísticas como o Estado do Nordeste com o maior número de denúncias.
Segundo o presidente da comissão, Raphael Castelo Branco, o evento tem o objetivo de ampliar a concepção da sociedade sobre essa violação aos Direitos Humanos, que é a violência contra a pessoa idosa.
Mais informações:
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Segundo a Organização Mundial de Saúde: a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa idosa, impedindo o desempenho de seu papel social.
Serviço:
Caminhada de conscientização para o combate à violência contra a pessoa idosa
Data: 15 de junho
Horário: 7h (concentração)
Local: Av. Beira-mar (em frente ao Boteco Praia)