Acreditando que a solidariedade e a atitude fazem toda a diferença na vida de pacientes com câncer, o Grupo Panapaná promoverá na quinta-feira, dia 7 de abril, no Iate Clube, o show “O Voo das Borboletas”, evento beneficente para angariar fundos e tornar possível a aquisição de uma sede própria para o Grupo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico do Ceará (GAPO), que atua no acolhimento desses pacientes com o apoio de doações e parcerias. O espetáculo musical fica a cargo da dupla Ítalo e Renno, com participações especiais de Xand Avião, Solange Almeida e DJ Itaquê Figueiredo. A programação do evento começa às 19h30 e os ingressos já estão no último lote e podem ser adquiridos ao preço de R$ 100,00 (reais) em vários pontos de vendas. Informações pelo fone (85) 3265.6911. Para aqueles que desejam não só participar do evento, mas também ajudar o GAPO regularmente, as doações podem se feitas por meio de depósito na conta da instituição.
O GAPO – Grupo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico do Ceará funciona desde 2007 e faz um trabalho de informação e acolhimento de pacientes e familiares do interior do Estado que vêm a Fortaleza em busca de tratamento de doenças Onco-Hematológicas (leucemia, linfoma, mielodisplasia, mieloma múltiplo, entre outros) e não têm condições nem local para se hospedar. A entidade atua ainda na mobilização dos setores público e privado com o objetivo de melhorar o atendimento a essas pessoas, promovendo campanhas de doação de órgãos e tecidos e alcançando expressivos números nos transplantes de medula óssea. Para ampliar ainda mais seu alcance, o GAPO precisa da ajuda da sociedade cearense para viabilizar a construção de uma sede própria, cujo espaço já está escolhido e funcionará no bairro Rodolfo Teófilo, próximo ao Hospital Universitário Walter Cantídio e ao Instituto do Câncer do Ceará.
Segundo uma das organizadoras do show beneficente e fundadora do Grupo Panapaná, Niedja Frota Bezerra, que já lutou contra e superou um câncer linfático, tratar esse tipo de doença tendo todo o suporte já é extremamente difícil, sem esse apoio a situação pode se agravar de maneira rápida. “Vivi na pele a luta contra essa doença. Tive toda a afeição familiar e os melhores tratamentos, e ainda assim não foi fácil. Essas pessoas chegam na nossa capital sem nada, pedindo um amparo, um arrimo, uma luz e é exatamente isso que o GAPO se propõe a fazer. Por isso, o grupo de amigas que formam o Panapaná abraçam totalmente a causa e querem sensibilizar o máximo possível de pessoas para juntos ajudarmos o GAPO a abrigar cada vez e trabalhar de maneira ainda melhor”, afirma Niedja.
Sobre o Grupo Panapaná
O Panapaná nasceu quando a médica Niedja Bezerra Frota recebeu o diagnóstico de um câncer no Sistema Linfático em 2013, e um grupo de cerca de 50 amigas próximas se reuniram para apoiá-la naquele momento. Niedja comparou a batalha que enfrentou com um deserto, pois iria percorrer um caminho árduo, mas que teria muitos oásis e com muitas borboletas. Surgiu daí o coletivo de borboletas, chamado Panapaná.
Todos os dias, Niedja recebia em sua casa um mimo: livros, imagens, orações, terços, CDs, DVDs, etc. Assim, ela sabia que não estava só e poderia contar com orações, jejuns e missas em sua intenção. A intercessão das amigas era contínua. Todos os dias, durante os seis meses de tratamento, as “borboletas” se doaram e, por meio da fé e do amor, ajudaram sua amiga a passar por todo o tratamento de uma forma mais leve. Mesmo na sua ausência, durante as sessões de quimioterapia em São Paulo, as “borboletas” pousavam em outros jardins: instituições de caridade, orfanatos e asilos recebiam o carinho do grupo de amigas em forma de mimos como cestas básicas, material de higiene, lençóis, brinquedos.
Quando Niedja recebeu o parecer de cura decidiu ser “borboleta” também. Atualmente, o Grupo conta com 42 “borboletas” pousando nos mais diversos jardins levando nas asas amor, esperança e alegria. O Panapaná se baseia no tripé Oração, Ação e Doação. Niedja Frota é autora do livro “Panapaná”, que conta com detalhes toda a sua luta contra o câncer e o nascimento do grupo das borboletas.
Sobre o Grupo GAPO
O GAPO – Grupo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico do Estado do Ceará, localizado na cidade de Fortaleza, é uma associação sem fins lucrativos que foi fundada em 2007 por pacientes e familiares, com o objetivo de desenvolver o sistema de apoio a pacientes portadores de doenças Onco-Hematológicas (leucemia, linfoma, mielodisplasia, mieloma múltiplo, entre outros) no Estado do Ceará.
O grupo surgiu graças ao esforço de um grupo de pacientes oncológicos do Hospital Universitário Walter Cantídio, vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), juntamente com seus familiares que discutiram sobre as dificuldades em conseguir diagnósticos, tratamentos, bem como medicações, em tempo hábil. Dessa forma, diante da falta de informação de muitos pacientes e da necessidade de tal apoio, a instituição estabeleceu-se e, hoje, ajuda e ampara a inúmeros pacientes portadores dessa doença.
Serviço
Show Beneficente “O Voo das Borboletas”, em prol do GAPO
Data: 07 de abril (quinta-feira)
Local: Iate Clube
Horário: A partir das 19h30
Atrações: Dupla Ítalo e Renno, com participações especiais de Xand Avião, Solange Almeida e DJ Itaquê Figueiredo
Ingressos: R$ 100,00 a unidade
Pontos de venda:
– Sellene Megadiet- Av Rui Barbosa, 1253 (8h às 20h)
– Bayusha – Shopping RioMar piso L2 (10h às 22h)
– Cosmic- Rua Des Leite Albuquerque, 1103 (9h às 19h)
– FISK 6 Bocas- Av Washington Soares, 3840 (ao lado do Shopping Água Fria)
– Mulher Cheirosa (Rua Henriqueta Galeno,596)
– BobStore (Rua Marcos Macedo, 1211)
Informações: (85) 3265.6911
Conta Bancária GAPO
Banco do Brasil
Agência 2925-4
Conta Corrente 28.597-8
CNPJ. 09.024644/0001-94
- postado por Oswaldo Scaliotti