Diariamente clientes perdem documentos e objetos pessoais em bares, restaurantes, shoppings e demais estabelecimentos privados. A máxima “o cliente sempre tem razão” nem sempre é aplicada nos casos em que o próprio consumidor esquece objetos pessoais dentro de um estabelecimento comercial.
Segundo o advogado Rafael Mota Reis, nem sempre o estabelecimento tem responsabilidade sobre o objeto. “Nos casos em que o cliente esquece, por culpa própria, não existe a possibilidade da legislação proteger. Já em ambientes que oferecem serviço de guarda-volumes ou armários, que se propõem a guardar os objetos no momento em que o cliente chega, o estabelecimento tem a responsabilidade sobre eles”, explica Rafael.
O diretor do Imprensa Food Square, Pedro Netto, resolveu chamar a atenção de clientes que perderam ou esqueceram documentos e objetos pessoais no espaço gastronômico. Aqueles que forem buscar seus pertences, receberão um voucher de uma coxinha mais um suco ou refrigerante para consumir no Boteco do Imprensa, bar localizado dentro do próprio estabelecimento.
“Nós guardamos em média 150 objetos, entre documentos, cartões de banco, acessórios e outros. Sabemos da dificuldade na aquisição desses pertences, principalmente na parte burocrática de solicitação de novos documentos. Para isso, nós estamos dando ao cliente mais um motivo para ele vir buscar seus objetos perdidos, em forma de lanche, por conta da casa”, ressalta Pedro Netto.
Para receber o documento perdido é necessário comprovar com outra documentação. No ato do recebimento, é entregue também o voucher do lanche.