Presença ] Presidente internacional do CEAL participará de debate sobre crescimento e sustentabilidade ao lado das principais lideranças mundiais das áreas governamental e empresarial
O presidente internacional do CEAL – Conselho Empresarial da América Latina, empresário Ingo Plöger, representará o setor privado brasileiro no Fórum de Mercados Emergentes 2016, que será realizado, em Paris, nesta segunda-feira. O tema central da edição deste ano será “O Mundo em 2050: Esforço para uma comunidade justa, próspera e harmoniosa” e Plöger participará do painel “Além do crescimento: alcançar a sustentabilidade”, que terá como moderador Hiroshi Kato, vice-presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão.
Devem participar do encontro, entre outras autoridades: Michel Camdessus, ex-diretor administrativo do Fundo Monetário Internacional; Horst Koehler, ex-presidente da Alemanha; Hiroshi Watanabe, CEO do Japan Bank of International Cooperation; Enrique Iglesias, ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento; Alejandro Toledo, ex-presidente do Peru, assim como diversas outras lideranças políticas e empresariais.
O evento é organizado pelo Grupo Centennial, deve reunir 130 participantes provenientes de 30 países e tem como objetivo principal congregar autoridades governamentais de alto nível e líderes empresariais de todo o mundo para estabelecer um diálogo sobre questões econômicas, financeiras e sociais que são enfrentadas, principalmente, por países emergentes. Outro propósito do encontro é compartilhar conhecimento, promover o debate político de forma a engajar o setor privado para facilitar o desenvolvimento econômico sustentável.
Os promotores e organizadores do evento esperam que, por meio do compartilhamento do conhecimento os países, possam colocar em prática estratégias que conduzirão ao rápido crescimento econômico e ao progresso social, tendo como parâmetro uma gestão macroeconômica prudente que leve na direção de liberalização econômica, abertura dos mercados e apoio ao setor privado nacional dinâmico em diversos países.
O Fórum está focado em cerca de 70 economias em mercados do Leste e Sul da Ásia, Eurásia, América Latina e África que partilham perspectivas de desempenho econômico superior e que buscam criar um ambiente de negócios propícios para investimentos privados, tanto nacionais, quanto internacionais. Já foram realizadas 24 reuniões do Fórum, sendo 11 mundiais e 13 regionais em diversos países.
Sobre o CEAL
O Conselho Empresarial da América Latina (CEAL) é uma organização constituída importantes empresários do continente. Foi criado há 26 anos, na Cidade do México, com o objetivo de estimular a participação de seus membros nos fluxos comerciais, investimentos, de intercâmbio e cooperação, em todas as áreas em que o setor privado possa contribuir para o fortalecimento dos seus laços mútuos e progresso socioeconômico da América Latina. Tendo como principal meta a integração do continente, o CEAL reúne, atualmente, mais de 600 líderes empresariais, dirigentes e acionistas de empresas, agrupados em 21 capítulos, localizados na América Latina, Estados Unidos, Península Ibérica e no Caribe. Seu intuito é promover o papel fundamental da comunidade de negócios da América Latina no desenvolvimento econômico da região. O CEAL hoje é considerado a voz do empresariado da América Latina, que se engaja por uma América sem fronteiras. Ingo Plöger, empresário brasileiro, é o atual presidente internacional do CEAL.