Realizado em julho, o Sana promoveu mais uma edição e como já é uma prática do Festival, são vendidos ingressos sociais onde o evento conecta o seu público com causas sociais. Nessa edição, o ingresso social consistia em o participante pagar a metade do valor e, agregado a isso, levar um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração.
Paralelo ao Sana 2019, a Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), realizadora do festival, promoveu um evento de adoção de cães e gatos vacinados, vermifugados e microchipados, no estacionamento do Centro de Eventos. A ação aconteceu em parceria com a Bichomania – Petshop e Clínica Veterinária. Os animais disponibilizados para adoção tiveram castração gratuita e os seus tutores ganharam vouchers de banho e compras na Bichomania. Além disso, a Coepa (Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal) realizou teste de calazar, vacinação e microchipagem em todos os animais.
Agora, além de contabilizar muita alegria, a organização também soma os saldos positivos que o evento proporcionou. Ao todo, foram arrecadados 3.800 toneladas de alimentos doados para o IPREDE (Instituto da Primeira Infância) e 1.400 toneladas de ração, doados para ONGs que apoiam a causa animal. Do total de ração, uma tonelada foi doação da Fundação Cultural Nipônica Brasileira e da Bichomania. A ação realizada em paralelo contou com 44 gatos e cachorros adotados e que já foram encaminhados para novo lar.
“O Sana é um evento de muita alegria e descontração, mas também não podemos esquecer da nossa responsabilidade social, por isso, a cada edição nós fazemos ações como essas e dessa vez ampliamos, com a realização da mobilização para a adoção de animais. Nós estamos muito felizes com o resultado que entregamos para as instituições”, afirma Ricardo Busgaib, diretor do Sana.