Mais de dois mil pacientes com câncer, podem deixar de receber o mingau doado pela Associação Nossa Casa, por conta do estoque de leite que está quase zerado. Esse mingau é passado diariamente nas recepções do CRIO, tanto pela manhã quanto a tarde. Muitos pacientes tem o mingau como a primeira refeição do dia, outros como um lanche antes do almoço e até mesmo como almoço, por não terem condições financeiras de comprar alimento todos os dias, já que o tratamento dura em torno de um a dois meses. Todos esses pacientes são provenientes do Sistema Único de Saúde – SUS, alguns vem do interior do Estado e outros de Fortaleza.
Desde o mês passado estamos fazendo campanhas internas, mas a quantidade de leite que chega ainda é muito inferior a que utilizamos. De acordo com Juliana Bastos, nutricionista responsável pela alimentação dos pacientes, são distribuídos 180 copos de mingau nas recepções, dando um total de 5.400 copos de 150ml ao mês e na casa de apoio uma média de 80 copos de leite são servidos por dia, somando um total de 2.400 copos de 200ml ao mês. “Procuramos oferecer lanches equilibrados, saborosos e saudáveis. O mingau por exemplo, servido nas recepções de tratamento da quimioterapia e radioterapia, contribui para garantir uma refeição leve e equilibrada com nutrientes importantes que são responsáveis por fornecer a energia de que o organismo precisa, favorecendo também aos pacientes que não conseguem mastigar e se alimentam apenas de comidas pastosas – é o que relata a nutricionista.
Associação Nossa Casa
A Associação Nossa Casa completou em 28 de abril deste ano, 15 anos de fundação e mais um ano de serviços humanizados e especializados em Assistência Social e Saúde às pessoas acometidas pelo câncer. É um tempo que se resume em amor, empatia e fraternidade. Durante este período, muito amor foi passado adiante pela equipe de profissionais da instituição.
Em sua sede, no bairro Álvaro Wenye, a Nossa Casa beneficia diretamente cerca de 500 pessoas por mês com ações de prevenção e informação. Todos os serviços oferecidos pela Nossa Casa são gratuitos e estão distribuídos em quatro programas: Assistência; Reinserção Social; Lazer e entretenimento, Educação em Saúde e Advocacia. A entidade sem fins lucrativos surgiu da iniciativa e união de esforços da sociedade civil, dos funcionários e pacientes do Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO.
Além das atividades de conscientização, a Nossa Casa abriga pacientes em tratamento de radioterapia e quimioterapia em sua casa de apoio. Esta – com capacidade de acolhimento de até 50 pessoas – oferece às pessoas vindas do Interior e de outros estados conforto, hospedagem e cuidado humanizado. A maioria das pessoas atendidas na unidade são provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante hospedagem, os pacientes recebem atendimento multiprofissional e seis refeições por dia – especialmente preparadas por nutricionistas.
Serviço – Pacientes podem deixar de receber mingau por falta de leite
Local: Associação Nossa Casa (R. Francisco Calaça – Álvaro Weyne, Fortaleza)
Telefone (85) 3521-1537 / 9.8776-7715
Contato: Cecília ou Lara
Facebook: /associacaonossacasa
Instagram: @associacaonossacasa
E-mail: associacaonossacasa@gmail.com