De acordo com Rodrigo Coifman, para gerar vendas online não é obrigatório montar um sistema de e-commerce
Que a internet é um mundo paralelo com inúmeras possibilidades, isso todo mundo já sabe. Outro fato é que empreendedores utilizam esse espaço para vender seus serviços ou produtos e se apropriam do uso das redes sociais para captar clientes. Mas o que muitos não sabem é que as redes sociais sozinhas não são capazes de fazer com que o seu negócio cresça e atinja mais clientes. A jogada de mestre é ter um site. É o que afirma Rodrigo Coifman, agente de confiança do Google no Ceará.
“O primeiro ponto a ser ressaltado é que ter um site facilita muito a busca no Google, quando o cliente ou um potencial novo cliente está interessado no serviço ou produto que a empresa disponibiliza. O Google é maior mecanismo de busca na internet e é a ele que as pessoas recorrem diante de alguma necessidade. Se a empresa buscada não for encontrada, certamente, o cliente encontrará a concorrência”, completa.
Os meios de comunicação mais tradicionais, como televisão, rádio e publicações impressas são excelentes canais de divulgação e ainda são muito procurados por empresários, mas é importante saber que é preciso um alto investimento para criação e mais ainda para divulgação. Já na internet o investimento pode ser bem menor e ainda dar mais liberdade para criação e publicação de conteúdo. Dentro deste universo existem outras alternativas:
Aplicativos
Os aplicativos para smartphones também são boas estratégias para divulgação do negócio, mas dispõe de pontos relevantes que devem ser levados em consideração quando for a alternativa escolhida. Apesar de ser um canal que está sempre ativo com o cliente e o que mais cresce em adesão, os apps necessitam de instalação no dispositivo, uma atividade que pode levar o cliente a desinstalar a qualquer momento, seja para liberar mais espaço ou porque o usuário não se adaptou ao sistema.
E-commerce
O comércio eletrônico tem ganhado muita força no mercado, por isso a grande aposta nesta plataforma para criar vantagens competitivas. Outra vantagem é a disponibilidade de informação ao comprador sobre o produto a qualquer momento. Porém os desafios devem ser levados em consideração pelos investidores, como, por exemplo, a impossibilidade de o cliente experimentar o produto antes de realizar a compra, gerando um sentimento de insegurança; outro obstáculo é o fato de o comprador ter que disponibilizar dados pessoais e sigilosos, o que com que os consumidores hesitem na hora da compra com medo do vazamento de informações.
Redes Sociais
As redes sociais também são uma das primeiras estratégias de quem pensa em captar clientes para o seu negócio, por ter milhões de usuários em atividade e cada vez crescendo mais, mas também há ressalvas: apesar de ser de fácil gerenciamento, de estar sempre nas mãos dos usuários, fácil implantação, existem pontos fracos. A redes sociais são um espaço de conteúdo limitado; informação volátil, pois o último conteúdo é sempre o que fica em destaque, além da dependência de seguidores e anúncios.
Site: melhor custo-benefício
O site é o melhor local para reunir todas as informações importantes do empreendimento, de forma mais completa e otimizada para sanar todas as dúvidas do cliente, o que passa um maior grau de credibilidade diante de um mercado tão amplo e competitivo. “Facilitar a vida dos clientes para que eles encontrem as informações necessárias gera uma sensação positiva em relação à empresa. É importante lembrar que a internet é um lugar de busca rápida e prática e ter esses dois quesitos funcionando perfeitamente em um site, com certeza, vai fazer com a empresa fidelize o cliente e até promova a indicação a outros possíveis compradores. É aquela história de o boca a boca ainda ser a melhor propaganda”, completa Rodrigo.
Além disso, o site facilita o melhor posicionamento da instituição no Google, se apropriando de técnicas e ferramentas de rankeamento digital. “O rankeamento digital serve para que o site da empresa esteja sempre em primeiro lugar quando é feita uma busca no Google. Quanto mais fácil for encontrado, maior a possibilidade de ganhar o cliente”. finaliza.
Diante de todo esse cenário, Rodrigo cita algumas das principais razões para que as empresas entendam a necessidade de criação e utilização de um site:
- Credibilidade e confiança.
- Canal de prospecção de venda.
- Maior competitividade com a concorrência.
- Ser encontrado nas pesquisas na internet.
- Negócio aberto 24h por dia durante os 7 dias da semana
- Aumento e expansão do alcance geográfico
- Agilidade no atendimento e quebra de objeções
- Mensuração completa da audiência.
Créditos da foto: Divulgação / Rodrigo Coifman em Google Business Group realizado em Fortaleza.