App Renda Fixa cresceu 200% nos últimos dois anos e ultrapassou 500 mil usuários interessados em investimentos
Os aplicativos chegaram para quebrar as barreiras dos investimentos e aproximar a população, investidores novatos e experientes, em um só lugar. O tema ainda é considerado difícil e longe da realidade de muitos brasileiros e as siglas CDB, LCI, RDB ou CRI levam para ainda mais distante a vontade de se aventurar no mercado financeiro. Apesar disso, a tecnologia tem transformado o setor em um monstro mais fácil de vencer.
Os números atuais mostram a evolução da cultura de investimento para os brasileiros e, para o App Renda Fixa, essas alternativas surgiram para incentivar a educação financeira da população, uma cultura que precisa ser implementada desde cedo, além de facilitar os investimentos, deixando tudo em um só lugar. Prova disso é que, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, os fundos de renda fixa bateram recorde em julho, somando mais de R$ 2,16 trilhões de patrimônio líquido e o setor bateu sua melhor marca, registrando aumento de 9% se comparado a julho do ano passado. Além disso, os dados divulgados apontam a poupança e fundos de curto prazo como principais investimentos dos brasileiros com menor poder aquisitivo.
“Vemos o mercado de investimentos no Brasil como muito promissor, ainda engatinhando quando comparado a outros segmentos. A tecnologia é um auxílio para tirar as pessoas da poupança e educá-las financeiramente, a fim de que façam uma melhor gestão de seus recursos”, explica Francis Wagner, CEO e fundador do App Renda Fixa.
Em decorrência desse movimento, o App Renda Fixa registrou um crescimento de 200% nos últimos dois anos. O app exibe de forma mais intuitiva e amigável aos que querem investir, principalmente pessoas que têm menos conhecimento desse mercado, coletando informações de 40 instituições financeiras parceiras, somando mais de 16 mil ativos.
O aplicativo, por exemplo, foi criado em 2015 para sanar uma dificuldade do CEO, que não encontrou outra plataforma que fizesse os comparativos e buscas de maneira fácil e rápida. Em meados de 2017, o fundador do aplicativo notou uma reversão na tendência do mercado, que trouxe muitos investidores principiantes com grandes problemas decorrentes da falta de conhecimento financeiro.
Com crescimento da busca dos brasileiros pelos investimentos e aplicativos, a marca lançou um novo site com layout simplificado para iniciantes, comparador de fundos atualizado, novas integrações e carteiras, e adição de mais índices. Além disso, adicionou novas instituições financeiras aos parceiros ao aplicativo: Portocred, Mongeral Seguros e Previdência, Mutual, IOUU, Pi, RCI e BMG, acrescentando desde investimentos mais tradicionais de renda fixa até investimentos mais arrojados e com maior risco.
Na visão de Francis, os aplicativos são recursos fundamentais diante do atual cenário econômico, no qual os brasileiros precisarão ficar mais atentos aos seus investimentos e se planejar para o futuro. “O Brasil inteiro recebe os efeitos positivos quando educamos pessoas a lidarem melhor com o seu dinheiro. Evoluímos como pessoas e também trazemos um pensamento mais crítico e conceituado, inclusive para aplicarmos na construção da nossa sociedade”, finaliza o CEO.
Sobre o Renda Fixa
Criado em 2014 por Francis Wagner, o App Renda Fixa é uma plataforma online de busca e comparação de opções de investimentos que coleta informações de instituições financeiras parceiras e exibe de forma intuitiva e amigável ao investidor, iniciante ou mais experiente. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android, iOS, Web e Facebook App, e também permite acompanhar aplicações em tempo real e tirar dúvidas com especialistas, entre outras funcionalidades. Além disso, oferece cursos de educação financeira e consultores para organizar as finanças pessoais.