Em tempos de tecnologia avançada, “ubertização de tudo” e competitividade acirrada nos negócios, duas coisas ainda fazem a diferença na hora de fidelizar um cliente: o relacionamento e o pós-venda.
O cliente não pode ser simplesmente um ponto num gráfico que define o perfil de público-alvo de uma empresa, ele é alguém com nome e sobrenome, preferências e individualidades. Mara Rabelo, gerente comercial da Sobral Gráfica, sabe bem disso. Ela lidera uma equipe comercial que diariamente negocia, define estratégias e fecha negócios. Mas, além da rotina de um setor como esse, é necessário oferecer algo a mais, e estabelecer com cada cliente um relacionamento de confiança.
“Hoje, entregar um produto de qualidade não é mais um diferencial, é uma obrigação primária. Para ser diferente, é preciso pensar como o cliente, e mais, como o cliente do cliente. Assim, encontramos soluções que ninguém estava conseguindo enxergar. Isso sim faz a diferença no mercado”, destaca.
O relacionamento está intimamente ligado ao trabalho de pós-venda das empresas, pois quando há uma relação estreita, o foco não está na aquisição de novos clientes de forma escalada, mas sim na entrega de sucesso e no cumprimento das expectativas do consumidor. Mara destaca que se há uma preocupação sincera com cada negócio, haverá fidelização de clientes, o que irá trazer outros benefícios, como indicações e novos negócios. “A venda precisa estar casada com a consultoria de negócio, que só pode ser realizada por quem conhece de perto as necessidades do cliente e consegue pensar fora da caixa, oferecendo soluções antes impensadas”, conclui.