Em pleno Setembro Verde, o evento irá reunir e especialistas de todo o Brasil de 18/09 a 21/09
No dia 18 de setembro, Fortaleza irá receber o 68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia. Trata-se de encontro científico anual, realizado sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), entidade representativa da coloproctologia brasileira e considerada a segunda maior sociedade mundial da especialidade em número de sócios. Atualmente são quase 1700 membros no Brasil.
Este é um dos mais importantes eventos sobre saúde do país e fundamental para o crescimento profissional do especialista em coloproctologia. A programação conta com renomados convidados nacionais e internacionais, que juntos irão debater estudos científicos, promover debates, além de compartilhar novidades e lançamentos.
O evento conta também com um dia de pré-congresso com cursos especiais para o público inscrito e a submissão de trabalhos científicos para a apresentação. Para a presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, a Dra. Sthela Maria Murad Regadas, coloproctologista cearense, o evento é um marco para Fortaleza. “Cirurgias e tratamentos sobre a saúde colorretal é uma das especialidades que mais tem se desenvolvido no país. Estamos honrados em trazer um congresso de tão alto nível para Fortaleza, isso mostra o nosso comprometimento com as novas práticas e o conhecimento incansável. A ocasião reforça o compromisso da Sociedade em auxiliar seus membros e simpatizantes e fortalecer o olhar analítico em prol do paciente”, diz.
Setembro Verde 2019
O evento ocorre no Setembro Verde, mês de prevenção ao câncer de intestino, data importante para o calendário da Sociedade. Considerado o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens (após próstata e pulmão) e o segundo entre as mulheres (após o câncer de mama), o câncer colorretal é um tumor que acomete o intestino grosso (subdividido em cólon e reto). Esta doença está se tornando cada vez mais incidente na população brasileira. Somente no último ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) contabilizou a incidência de 36.360 casos, um aumento de 6% em relação a 2017¹.
Apesar de ser altamente prevalente em indivíduos a partir de 65 anos, nota-se também o avanço nos registros de crescimento do quadro entre os jovens. Recomenda-se o início do monitoramento preventivo da doença, por meio do exame colonoscopia, aos 50 anos. Se houver histórico na família, esse rastreamento deve ser iniciado antes, de acordo com a recomendação do coloproctologista.
Com o avanço dos casos, é inevitável o surgimento da pergunta: como é possível evitar o surgimento do câncer colorretal? A boa notícia é que a resposta é afirmativa. Com uma alimentação adequada, rica em vegetais, controle do consumo de carne processada ou vermelha, prática regular de atividade física e check-ups anuais, é possível prevenir ou evitar o aparecimento da neoplasia.
Pensando em conscientizar a população e desmistificar o câncer de intestino, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) promove o Setembro Verde com a campanha nas redes sociais (Facebook: www.facebook.com/portalcoloprocto e Instagram: www.instagram.com/portaldacoloproctologia) e no Portal da Coloproctologia (www.portaldacoloproctologia.com.br).
“Os casos de tumor no intestino estão aumentando, e diante disso, o Setembro Verde alerta não apenas para prevenção, mas sobre a importância do diagnóstico adequado e fala sobre os tratamentos efetivos para a condição. É preciso mobilizar a população em prol da saúde intestinal, qualidade de vida e longevidade”, diz Dra. Sthela.
SERVIÇO: 68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia
Data: 18 a 21 de setembro
Programação: 18 de setembro: pré-congresso | 19 a 21 de setembro: congresso
Local pré-congresso: Hotel Gran Marquise – Av. Beira Mar, 3980 – Mucuripe, Fortaleza – CE, 60165-121
Local congresso: Terminal Marítimo – Av. Vicente de Castro – Mucuripe, Fortaleza – CE
Detalhes da programação e inscrições em: https://ikone.iweventos.com.br/site/coloproctologia2019/cronograma