A expectativa é coletar mais de 12 toneladas de resíduos em 140 km de praias de norte a sul do país
No próximo dia 21 de setembro, o Projeto “De Olho na Água” se juntará ao esforço mundial de limpeza de praias. Com base nos resultados de atividades semelhantes realizadas ao longo do ano, os 23 projetos patrocinados por meio do Programa Petrobras Socioambiental esperam coletar 12 toneladas de resíduos em 140 quilômetros de praias do Pará ao Rio Grande do Sul. Além da coleta e destinação correta do lixo, a ideia é mobilizar voluntários e disseminar informações sobre os cuidados com o meio ambiente.
Segundo a ONU, estima-se que mais de oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha e a atividades econômicas como a pesca e o turismo. Pelo fato de os oceanos serem fontes oxigênio e de alimentos, a poluição no mar também prejudica a saúde humana. Latas, copos, garrafas e outros materiais de plástico, chinelos, bitucas de cigarro, restos de petrechos de pesca e até agulhas são alguns dos materiais que descartados no lugar errado vão parar no fundo do mar.
No sábado (21/09), a partir das 7h, o Projeto “De Olho na Água” promove mutirão de limpeza na praia da Requenguela, em Icapuí. A partir das 15h ocorrerá o replantio de 500 mudas de mangue.
Para o biólogo e técnico da Fundação Brasil Cidadão, André Luiz, “as ações serão momentos ímpares, sabendo que a comunidade e simpatizantes das causas ambientais se mobilizarão para dar um alerta para proteger os recursos naturais do nosso município, além de sensibilizar as pessoas sobre a problemática do lixo e os impactos que vem causando no manguezal da Barra Grande”.
SERVIÇO:
Dia Mundial de Limpeza de Praia no Ceará
Data: 21 de setembro de 2019
Local: Praia de Requenguela – Icapuí
Horário: das 7h às 9h – Mutirão de limpeza de praia e das 15h às 17h – Replantio de mudas de mangue