Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da adoção, proteção e guarda responsável de cães e gatos, a Prefeitura de Maracanaú realizará, em parceria com protetores e protetoras, no próximo sábado (5), a 1ª BLITZ ANIMAL EM MARACANAÚ. Um grande evento alusivo a Semana Municipal de Defesa, Adoção, Proteção e Bem-estar Animal, instituída pela Lei Nº 2.798/2019 de autoria do vereador Raphael Pessoa e sancionada, em março deste ano, pelo prefeito Firmo Camurça.
A Blitz Educativa ocorrerá na Praça da Estação, no Centro de Maracanaú, e contará com diversos serviços como orientação sobre adoção e guarda responsável, dicas sobre condutas nos casos de abandonos ou situações de maus-tratos, distribuição de folhetos informativos, e um grande “adesivaço” de veículos na Avenida Capitão Valdemar de Lima, em frente à Praça.
Para Raphael Pessoa, idealizador do evento e autor da Lei que instituiu a Semana Municipal do Bem Estar Animal, a política pública de Bem Estar Animal vem sendo pautada por prefeituras e governos estaduais de todo o país e é um clamor de uma parte importante da população. “A realização da Blitz é fundamental, mas é apenas um primeiro passo. Maracanaú, como a grande cidade que é, precisa avançar ainda mais neste tema, sobretudo, implantando uma política eficaz de controle das populações de cães e gatos, através de um programa de castrações e da implantação urgente de uma coordenadoria de Bem Estar Animal que seja responsável por pensar e executar estas ações” – destacou o parlamentar.
O vereador apontou ainda o caráter plural e participativo do evento: “A Blitz Animal foi uma proposta que surgiu em nosso gabinete, através do diálogo com os protetores e as protetoras de Maracanaú e que foi, posteriormente, abraçada pela Prefeitura” – lembrou Raphael – “tenho certeza que será uma atividade de sucesso e reconheço o empenho dos servidores de diversas secretarias de Maracanaú, em especial, os profissionais do Meio Ambiente, mas este evento jamais aconteceria sem o envolvimento comprometido de diversos protetores e protetoras de Maracanaú, aqueles que vêm desenvolvendo, com força e coragem, a política de bem estar animal no município”.