A pesquisa Índice de Confiança do Consumidor – ICC da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) revela, agora em outubro, que 54,5% dos entrevistados mostram boa disposição para a compra de bens duráveis, resultado superior ao observado em setembro, quando 46,8% responderam afirmativamente à mesma pergunta. Dentre os que mostraram mais entusiasmo, destacam-se os consumidores do sexo feminino (54,6% dos entrevistados desse grupo afirmam que outubro é um bom momento para compra de bens de consumo duráveis) do grupo com idade entre 18 e 24 anos (62,4%) e do estrato com renda familiar acima de dez salários mínimos (74,9%).
O estudo ainda mostra que 64,4% dos consumidores de Fortaleza consideram sua situação financeira atual como melhor ou muito melhor do que há um ano – taxa superior à verificada em setembro (63,7%). Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 76,3% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.
Sobre a percepção do ambiente econômico nacional, 51,4% dos consumidores entrevistados acreditam em piora no cenário nos próximos doze meses. Apesar de sinalizar pessimismo com relação ao cenário econômico, esse indicador apresentou avanço relativo quando comparado com o setembro (53,8%), sugerindo melhora das expectativas.
Pretensão de compra
A taxa de pretensão de compras teve aumento de +3,2 pontos percentuais, passando de 36,9%, em setembro, para 40,1% neste mês. O indicador situa-se, inclusive, melhor do que o observado no mesmo mês do ano passado, calculado em 34,1%.
Destacam-se, na lista de produtos mais procurados: artigos de vestuário, citados por 15% dos entrevistados; móveis e artigos de decoração (14,3%); geladeiras e refrigeradores (13,8%); televisores (12,3%); calçados (10,9%); máquina de lavar roupas (10,2%); aparelhos de telefonia celular e smartphones (10,0%); e fogões (7,7%).
O valor médio das compras é estimado em R$ 547,05 e a intenção de compra mostra-se mais elevada para os consumidores do sexo feminino (41,5%), mais vigorosa para o grupo com idade entre 25 e 34 anos (45,8%) e no estrato com renda familiar de até cinco salários mínimos (40,8%).
Sobre o Instituto
O IPDC, instituição integrante do Sistema Fecomércio, é responsável pela elaboração de estudos e pesquisas, sobretudo de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor. As informações do IPDC auxiliam nas ações de planejamento e desenvolvimento das empresas.