Entre as novidades da nova plataforma, está a opção de motoristas parceiras mulheres receberem chamadas apenas de passageiras mulheres Plataforma contará com vantagens exclusivas para mulheres que querem conquistar sua independência financeira dirigindo
São Paulo, 24 de outubro de 2019 – Conquistar a independência financeira sem abrir mão da flexibilidade e ajustando o trabalho de acordo com sua rotina pessoal: essa é a oportunidade que a Uber quer dar para milhares de mulheres brasileiras ao lançar a plataforma Elas na Direção, nesta quinta-feira (24), em São Paulo.
Criada em parceria com a Rede Mulher Empreendedora para aumentar e fortalecer a comunidade de motoristas parceiras da Uber no Brasil, a plataforma vai contemplar tanto mulheres que já dirigem usando o aplicativo como aquelas que ainda não se cadastraram. O objetivo é tentar diminuir a desigualdade entre homens e mulheres no mercado. Apesar de representarem 52,4% da população em idade de trabalhar, as mulheres respondem por apenas 45,6% do nível de ocupação no país, enquanto os homens são 64,3%, de acordo com o dados do IBGE.
“Ao analisarmos as questões de gênero, verificamos que a mulher tem impactos na sua taxa de sucesso devido, por exemplo, ao tempo disponível para trabalhar e conciliar as funções em casa e com a família, que continuam sendo de sua responsabilidade. Ter uma fonte de renda em que as horas trabalhadas são definidas pela própria mulher, como no caso de ser motorista parceira da Uber, favorece sua independência financeira”, comenta Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora.
“Na Uber, acreditamos que cada viagem gera uma oportunidade econômica. Mas, analisando a base de motoristas cadastrados na plataforma, vimos que existe uma grande diferença entre o número de homens e mulheres que, de fato, aproveitam essa oportunidade para gerar renda. No Brasil, as mulheres correspondem a apenas 6% de toda a base de motoristas parceiros que utilizam a nossa plataforma. E os motivos são os mais diversos, desde a falta de conhecimento sobre o que é preciso para se cadastrar, passando pela falta de visibilidade sobre os ganhos potenciais e até os desafios de segurança que a nossa sociedade impõe”, explica Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil.
Pensando nisso, a Uber criou Elas na Direção, uma plataforma para incentivar que mais mulheres assumam a direção das suas vidas e tenham novas alternativas de renda, conquistando seus objetivos e sua independência pessoal e financeira, como motoristas parceiras da Uber.
O projeto começa hoje, em formato piloto, em Campinas, Curitiba e Fortaleza, com planos de expansão para todo o Brasil em 2020. Além das vantagens oferecidas para quem já dirige usando o aplicativo da Uber, como o programa de benefícios Uber Pro, promoções especiais para aumentar os ganhos e ferramentas exclusivas, Elas na Direção contará com novas ações para as atuais mulheres motoristas e as que desejam se tornar parceiras da Uber.
Ferramenta U-Elas
Entre as novidades da plataforma, está a ferramenta U-Elas, que permite que mulheres motoristas parceiras tenham a opção de receber somente chamadas de passageiras mulheres. A função começa a ser testada nas cidades-piloto em novembro e deve ser expandida para outras cidades brasileiras ainda em 2020.
“Para se sentirem mais à vontade, as motoristas agora podem optar por levar apenas usuárias que se identificam como mulheres, sejam cis ou trans. A ferramenta U-Elas pode ser ligada a qualquer momento e estará disponível exclusivamente para parceiras mulheres. Esperamos que esse seja um primeiro passo para que, no futuro, tenhamos um número suficiente de mulheres dirigindo com a plataforma para também oferecer essa opção para usuárias mulheres com a mesma eficiência que é marca registrada da Uber”, afirma Woods.
Para dar uma força a mulheres que querem se tornar motoristas parceiras, mas não têm veículo próprio, a Uber e a Localiza Hertz fecharam uma parceria para que a locadora ofereça condições exclusivas nas três cidades-piloto do projeto: às mulheres que se cadastraram na Uber, mas que nunca realizaram uma viagem, a Localiza oferecerá acesso ao aluguel de um carro com um preço inferior ao valor regular da categoria. Para facilitar ainda mais o acesso ao produto, pela primeira vez, não será exigido um cartão de crédito desse público para efetuar o aluguel.
De acordo com Tatiana Rocha, gerente de Marca da Localiza Hertz, a locadora conhece bem a jornada de seus clientes e cria soluções para melhorar a experiência de seus diferentes públicos — e os motoristas parceiros de aplicativo são parte importante desse universo. “Com o projeto Elas na Direção, uma iniciativa fundamental para o fomento do empreendedorismo na vida das mulheres, esperamos atingir o mesmo sucesso que temos atingido em outras iniciativas firmadas recentemente com a Uber e que se tornaram case mundial para as duas empresas”, diz a gerente.
Elas na Direção vai contar também com uma plataforma educativa que oferecerá cursos on-line sobre empoderamento pessoal e econômico, desenvolvidos em parceria com a Iniciativas Empreendedoras, a Rede Mulher Empreendedora e a economista Gabriela Mendes, fundadora da NoFront – Empoderamento Financeiro.
A plataforma ainda vai oferecer uma Rede de Apoio com especialistas mulheres fazendo atendimento presencial, de mulher para mulher, nos Espaços Uber das cidades-piloto do projeto. Por fim, serão realizados encontros presenciais, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora e com as atuais motoristas parceiras do app, com conteúdos sobre empoderamento pessoal e oportunidades de ganhos.
“Queremos fazer parte da vida de milhares de mulheres brasileiras que estão em busca da sonhada independência financeira. A plataforma Elas na Direção foi desenvolvida com todo carinho e cuidado para oferecer as ferramentas que essas mulheres precisam para alcançar esse sonho”, destaca Woods.
Outras iniciativas da Uber do Brasil para empoderar mulheres
Em 2018, assumimos um compromisso com a segurança das brasileiras e anunciamos parcerias com 9 organizações especialistas no combate à violência contra as mulheres. Esse ano, o projeto Eu Consigo levou teatro itinerante para 18 cidades com o objetivo de inspirar e encorajar meninas a seguirem carreira em CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) O projeto #AcreditaNelas apoiou o futebol feminino profissional dentro e fora dos campos. Em julho, a Uber do Brasil foi aceita como signatária do WEPs, uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global para orientar empresas do mundo todo a alcançar a igualdade de gênero por meio do empoderamento das mulheres. Em outubro, a empresa foi reconhecida com o Prêmio WEPs na categoria Ouro.
A Uber do Brasil conta ainda com um grupo de funcionários que realiza ações de empoderamento feminino e crescimento profissional.
Sobre a Uber
A missão da Uber é criar oportunidades através do movimento. Começamos em 2010 para resolver um problema simples: como fazer uma viagem com o apertar de um botão? Mais de 10 bilhões de viagens depois, desenvolvemos produtos que aproximam as pessoas do seu destino, usando tecnologia. Ao mudar a maneira como as pessoas, alimentos e objetos se movem pelas cidades, a Uber é uma plataforma que abre o mundo para novas possibilidades.
Sobre a Rede Mulher Empreendedora
A Rede Mulher Empreendedora existe desde de 2010 e foi criada pela Ana Fontes — empreendedora, especialista em empreendedorismo feminino e pesquisadora de gênero. É a primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil, com mais de 500 mil mulheres conectadas em rede e parceiros como Google, Itaú, Bradesco, Braskem, Ultragáz, Sanofi, Dell, Avon, Natura, FGV, Insper e ONU Mulheres, entre outros. Em 2017, a RME deu origem ao Instituto Rede Mulher Empreendedora, focado na capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. Atualmente o IRME, tem como principal projeto o “Ela Pode”, com apoio do Google, o maior programa de capacitação de mulheres do país. Em 2018, criou a Aceleradora Herd, única do país focada em negócios liderados por mulheres.