Cultura ] A parte musical do festival se encerra como o show do renomado artista Almir Bezerra, um dos fundadores da banda The Fevers, um ícone do movimente Jovem Guarda
Nos dias 06 e 07 de maio a cidade de Aquiraz, primeira vila instituída no estado do Ceará, pelo terceiro ano consecutivo, se transformará no Vila Sonora, festival que se caracteriza por ser uma mostra coletiva de música e compreende também um conjunto de seminários e oficinas no campo da cultura. Nesta edição, os shows acontecerão na Praça das Flores, localizada no Centro de Aquiraz, sempre a partir das 19h. Toda a programação é gratuita.
Este ano, o 3º Vila Sonora apresentará uma dezena de shows que revelam a heterogeneidade da produção musical brasileira, sempre mesclado atrações do próprio município, artistas de todo Ceará e também nomes de repercussão nacional. Nesta edição, destaca-se os espetáculos “Aquiraz Musical 1 e 2”, que reúne um conjunto de artistas locais que interpretarão acompanhados de uma banda base sob a direção do músico Gerardo Gondim (integrante do movimento Massafeira), seus trabalhos em diversos estilos. Desde jovens nomes até artistas veteranos entre eles: Carlão, Graça Santtos, Germano do Vale, Eloiza Moraes, Weiber Viana, Daniel Câmara, Lintoln Neves, Yasmin e Paulo Martins, Ismael Amora e Abica. Ainda de Aquiraz o festival contará com as presenças da banda Mariná e Lúcio Rodrigues.
Os grupos Rebel Lion (primeira banda de reggae do Ceará, responsável por difundir o ritmo jamaicano no estado) e Jardim Suspenso (banda cearense que desde 2010 faz tributo à Rita Lee e aos Mutantes, ex-banda de Rita Lee), também integram a programação do festival, assim como o cantor e compositor Pingo de Fortaleza que apresenta seu espetáculo “Relicário de Canções” baseado em seu mais recente CD lançado em 2015.
No sábado, 07 de maio, haverá um cortejo do maracatu Solar, saindo da Igreja Matriz em direção à Praça da Flores. A parte musical do festival se encerra como o show do renomado artista Almir Bezerra, um dos fundadores da banda The Fevers, um ícone do movimente Jovem Guarda, cujos sucessos repercutem ao longo das gerações. A voz de Almir Bezerra imortalizou sucessos como, “Mar de Rosas”, “Agora eu Sei”, “Hey Girl”, “Candida”, “Ninguém vive sem amor”, entre outros.
“Essa terceira edição do Vila Sonora está mais abrangente, no que se refere aos shows, serão mais de 15 artistas da cidade tendo a oportunidade de se apresentar profissionalmente, oficinas culturais e artísticas ocorrerão simultaneamente em 8 localidades do município, além de seminários, voltados para alunos da rede pública de ensino. Com certeza fortalecerá a dinâmica cultural do município de Aquiraz, propiciando não apenas a difusão, mas também o aspecto da formação”. Declara Arnóbio Santiago, produtor, curador e um dos idealizadores do evento.
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E FEIRA
Como uma forma de descentralizar suas ações, oficinas de capoeira, artesanato, pífaros e coco de praia, acontecerão nas localidades de Camará, Prainha, Iguape, Serpa, Tapuiu, Machuca.
Já os seminários, abordarão os temas “Políticas Culturais e Formação Musical nos Municípios” e contarão com nomes como: Hermano Bezerra, secretário de Cultura e Turismo de Aquiraz; Arley França, fundador da Orquestra de Sopros de Pindoretama, entre outros.
O público também vai conferir nos dois dias de evento, a feira de gastronomia e artesanato “ABRAÇARTE”, idealizada pela Secretaria de Administração e Planejamento de Aquiraz.
O 3º Vila Sonora é uma realização da Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR. Co-realização da Prefeitura Municipal de Aquiraz através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação. Apoio: Hotel Laguna Blu, Associação de Moradores dos Bairros de Aquiraz – AMBA, Agoikirá. Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT – através da Lei de Incentivo à Cultura. Agradecimento: Coca-Cola.
Serviço
3º Vila Sonora
Dias 06 e 07 de maio
Praça das Flores, Centro, Aquiraz (CE)
Horário: 19h
Maiores informações: (085) 99911 0941 / 999877321
https://www.facebook.com/3vilasonora/?fref=ts
Gratuito
- postado por Oswaldo Scaliotti