Prateleira Mercado Justo chegou em mais duas lojas: Oliveira Paiva e Santos Dumont
Após dois meses de lançamento da prateleira de Mercado Justo, uma parceria entre Mercadinhos São Luiz e Muda Meu Mundo, os agricultores familiares já computam aumento de até 80% na sua renda média mensal, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Outra economia que merece destaque é a de sacolas plásticas: mais de 12 mil unidades deixaram de ser utilizadas no período, já que a Muda meu Mundo oferece sacolas de papel em dois tamanhos para os clientes. Nesta terça-feira (05), a Muda Meu Mundo chegou em mais duas lojas do São Luiz: Oliveira Paiva e Santos Dumont.
A prateleira de Mercado Justo e Sustentável é a primeira iniciativa do tipo a ser implantada em um supermercado do país, tendo como objetivo apoiar pequenos agricultores locais a escoar seus produtos sustentáveis, capacitar as famílias garantindo qualidade dos produtos e o rastreio completo da cadeia, entregar um produto fresco e recém colhido para o cliente, criar uma rede de mercado justo local e incentivar o consumo com propósito dentro dos supermercados, causando impacto na população rural.
Cada compra realizada impacta diretamente na vida das famílias no campo, aumentando suas rendas, apoiando a recuperação de matas nativas, como é o caso dos agricultores, os irmãos Gilmar Cruz de Andrade e Lucas Cruz de Andrade, que desde a infância trabalham na agricultura, mas desde 2013 atuam na produção agroecológica, no Sítio Barreiros, em Aratuba (CE). “A parceria com a Muda Meu Mundo veio num momento muito bom, para dar uma base mais sólida ao nosso trabalho. Hoje, além de nós dois, temos quatro colaboradores conosco, ou seja, ao todo são seis famílias sendo sustentadas por meio desta atividade”, diz Gilmar.
Expansão
Com as novas lojas, já são cinco as unidades dos Mercadinhos São Luiz que contam com Prateleira de Mercado Justo: Benfica, Miguel Dias, Rui Barbosa e agora Oliveira Paiva e Santos Dumont.
“Com a prateleira de Mercado Justo, podemos oferecer aos nossos clientes uma opção de preço entre o orgânico e o convencional, tornando a alimentação sem agrotóxico acessível para os clientes, e atendendo a uma demanda por múltiplas ofertas”, diz Joana Ramalho, diretora de estratégia e inovação dos Mercadinhos São Luiz.
Priscilla Veras, proprietária da Muda Meu Mundo, explica que a empresa nasceu para resolver dois grandes problemas do mercado alimentício: a exploração dos agricultores familiares e o custo excessivo dos produtos orgânicos. Fazendo a ponte entre produtor e consumidor, a empresa torna ainda mais acessível à população em geral o consumo de alimentos sustentáveis e sem agrotóxicos, por meio da Prateleira de Mercado Justo.