As melhores cenas dos três dias na opinião do público recebem o troféu Américo Alves.
O colombiano Daniel Satin encerra o festival com “Fumaça!”. Crédito: Felipe Ando
Tem tragédia, denúncia, palhaçaria e magia cômica no último dia do Festival Breves Cenas de Teatro, nesta quinta-feira, 07, às 20h, na CAIXA Cultural Fortaleza. No palco, mais quatro companhias, sendo uma de Minas Gerais, duas de São Paulo e uma atração da Colômbia, com espetáculos de até 15 minutos. Assim como nos dois primeiros dias, na quinta-feira o público também vota no melhor dos quatro espetáculos. Ao final, na cerimônia de encerramento, os vencedores do evento em Fortaleza recebem o troféu Américo Álvares. A entrada é gratuita.
Criado em 2009 no Amazonas com o objetivo de valorizar e difundir o panorama das produções teatrais no Brasil, com temáticas contemporâneas, instigando o processo criativo no molde de cenas de curta duração, o Breves Cenas de Teatro, dirigido por Dyego Monnzaho, realiza em 2019 a primeira a primeira circulação por outros estados. Além de Fortaleza, o festival teve temporada em Brasília no mês de outubro e, em novembro, segue para o Rio de Janeiro.
As cenas de quinta-feira (07)
Criação e atuação de Liz Schrickte, “Pedaços de Lola”, do Projeto Telúricas, de Minas Gerais, é uma tragédia baseada em fatos reais. A cena traz a história de um feminicídio e leva o público do humor ao terror em 9 minutos.
A Cia do Sal, de São Paulo, apresenta “Macacos”, um espetáculo de teatro denúncia sobre racismo no Brasil. A interpretação é de Clayton Nascimento, que assina também a dramaturgia e divide a direção com o ator e diretor Ailton Graça, responsável pela provocação cênica na montagem. A cena surge a partir do relato de um homem-negro em busca de respostas para o racismo que rodeia seu cotidiano.
O grupo Circo di SóLadies, de São Paulo, leva a palhaçaria ao encerramento do Festival em Fortaleza com a cena “Não pode beijar aqui”, apresentada pelas palhaças Kelly Lima, Tatá Oliveira e Veronica Mello. Durante um número clássico, duas bailarinas se encontram no amor, porém isso desperta o tradicional preconceito. Seriam elas capazes de quebrar os tabus?
Encerrando o festival, o colombiano residente no Brasil, Daniel Satin, apresenta “Fumaça!”, um divertido espetáculo de magia cômica. Satin tem viajado pelo mundo todo, levando os grandiosos e misteriosos aprendizados, poderes herdados de seus ancestrais: incríveis habilidades na arte da magia e do faquirismo. Mas ele leva consigo um grande mistério que atiça a curiosidade da plateia… O que se esconde na misteriosa caixa preta?
PROGRAMAÇÃO
DIA 06
O Cavalo – José Lírio Costa (PE)
O Corpo Dela – Grupo Por Nós (RJ)
Escapulário – Plataforma Beijo (MG)
Super Disponíveis – Carolina Ferman e Lulu Carvalho (RJ)
DIA 07
Pedaços de Lola – Projeto Telúricas (MG)
Não Pode Beijar Aqui – Grupo Circo di SóLadies (SP)
Macacos – Cia do Sal (SP)
Fumaça! – Daniel Satin (COL)
SERVIÇO:
[TEATRO] Festival Breves Cenas de Teatro
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 05 a 07 de novembro de 2019
Horários: 20h
Duração: 1h30min.
Classificação indicativa: 18 anos
Ingressos: Gratuitos
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais.
Serviço de manobrista gratuito no local.
Paraciclo disponível no pátio interno.
No dia 07/11 serviço de audiodescrição
Informações gerais (85) 3453-2770