Ação aconteceu num evento em homenagem ao Ayrton Senna, promovido pela marca de cerveja, que disponibilizará os vídeos em suas plataformas digitais e no GP de F1
No sábado do dia 9 de novembro de 2019, o espaço em frente a um dos cartões postais da cidade de São Paulo, o Obelisco do Ibirapuera, pareceu ter se transformado num autódromo para receber milhares de pessoas numa grande homenagem a um dos maiores ídolos do Brasil, o piloto Ayrton Senna, morto em 1994. Trata-se do Heineken F1 Festival – Senna Tribute, um evento promovido pela Heineken, juntamente com a Fórmula 1 e o Instituto Ayrton Senna, das 12h às 18h, com entrada gratuita.
Um dos destaques da homenagem foi a presença dos carros utilizados por Senna, a Toleman modelo TG184 e a Lotus modelo 97, e de personalidades importantes do automobilismo como Felipe Massa, Emerson Fittipaldi, Pietro Fittipaldi, Esteban Gutierrez e Caio Collet que fizeram demonstrações em carros antigos e recentes da F1. Shows e corridas de kart também marcaram o evento.
Além de tudo isso, a Heineken quis ir além e proporcionar ao público uma experiência imersiva em que ele deixa de ser mero espectador para se sentir como um piloto de F1, pilotando um carro, por meio da chamada realidade virtual (VR). Para isso, a marca contratou a Agência Casa Mais, empresa especializada em realidade virtual e aumentada no Brasil.
“No dia do evento realizado no Ibirapuera, nós acoplamos câmeras de até 8k dentro dos carros de Fórmula 1 para produção de vídeos 360 em realidade virtual sobre o circuito realizado. A partir daí a marca disponibilizará esses vídeos em suas plataformas digitais com o intuito de atrair tanto quem esteve quanto quem não esteve presente na homenagem, proporcionando uma experiência diferenciada para o seu público”, afirma Fabio Costa, CEO da Agência Casa Mais.
E as novidades não param por aí: no dia do Grande Prêmio de Fórmula 1, que acontecerá no Autódromo de Interlagos, no dia 17 de novembro, os participantes que forem ao local também poderão experimentar a sensação de pilotar um carro de F1 por meio dos vídeos 360 que serão disponibilizados pela Heineken, por meio dos óculos de Realidade Virtual.
Essa foi uma das grandes apostas da marca, que patrocina a categoria de F1 desde 2016, e quis inovar ao investir na tecnologia para proporcionar, principalmente aos amantes desta mobilidade de automobilismo, uma sensação diferenciada que vá além daquela vivida nas arquibancadas do autódromo.
“A realidade virtual pode abranger mais de um sentido, simultaneamente, ao nos envolver num ambiente totalmente simulado que induz nossa visão, audição e até o nosso tato. Assim, ela pode ir muito além de uma simples experiência visual, ao mexer com todos os nossos sentidos”, afirma Costa. Por isso, no caso da parceria com a Heineken, ele ressalta que trata-se de algo tão envolvente que poderá cativar amantes e não amantes da F1, afinal, como questiona o empresário: “Quantos não gostariam de pilotar um carro de Fórmula 1 e sentir a adrenalina desta experiência? ”