Banco de dados deve melhorar a liberação de crédito para os consumidores que são acostumados a pagar as contas em dia
O SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) começou a operar o novo Cadastro Positivo neste mês. Com isso, os cinco principais bancos do país e aproximadamente 100 instituições financeiras começarão a compartilhar, com os gestores do Cadastro Positivo, informações de pagamento dos consumidores. O histórico de cada cidadão será disponibilizado com prévia autorização e poderá ser acessado por instituições com as quais o consumidor mantém ou pretende manter relação comercial ou creditícia.
Com essa nova medida, a população não terá apenas o registro de inadimplência para basear suas relações comerciais. O histórico consolidado de crédito passará a ter relevância e é um benefício para a redução da burocracia e de juros bancários para pessoas físicas e jurídicas que buscam crédito.
A expectativa do SPC Brasil é de que até o dia 19 de novembro aconteça o compartilhamento de todos os que possuem contas nas principais instituições financeiras do país. Nas próximas fases, empresas de telefonia, de água, luz e gás e o setor varejista também deverão compartilhar informações de pagamento. Dessa forma, o Cadastro Positivo agregará a população não bancarizada.
Na pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, 47% dos brasileiros dizem que já ouviram falar sobre o novo cadastro e 36% pretendem permanecer nos bancos de dados assim que forem informados sobre inclusão automática. Além disso, 51% estão indecisos em ficar ou não e somente 13% manifestaram vontade de sair.
Consumidores avisados individualmente
A abertura do Cadastro Positivo é automática, porém nenhum consumidor será surpreendido. Todos os brasileiros com CPF e empresas com CNPJ deverão ser avisados individualmente, por correspondência, e-mail ou SMS, e passam a integrar automaticamente o banco de dados. A situação de cada pessoa no cadastro poderá ser acompanhada através do portal: www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo. Para solicitar saída ou reingresso no cadastro é necessário ligar para o 0800-887-9105 ou realizar o pedido através do site citado.