O projeto Clássicos na Lagoa encerra sua temporada do ano com três grandes apresentações. A Orquestra de Sopros de Pindoretama realizará um concerto com mais de 50 integrantes, interpretando músicas eruditas, como também trazendo um repertório de compositores populares brasileiros. Em seguida, o Coral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) sobe ao palco para homenagear o compositor Gilberto Gil, em um espetáculo que une canto, teatro e performance. No repertório também serão cantadas músicas natalinas. Outra atração é a Escola de Música Clássicos na Lagoa. O evento acontece dia 6 de dezembro, às 17 horas, na lagoa do Porangabussu.
O Clássicos na Lagoa é um projeto mantido e idealizado pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), com o objetivo de contribuir com a formação cultural da comunidade. Criado em 2016, já passaram pelo Clássicos dezenas de grupos musicais profissionais e outros constituídos por estudantes, formados em instituições que trabalham com inclusão social. O projeto é voltado sobretudo aos moradores do Porangabussu, onde o ICM está construindo um hospital de alta tecnologia. Além do Clássicos na Lagoa, o Instituto mantém uma escola de música gratuita para possibilitar que jovens aprendam a tocar violino. Os alunos da escola irão se apresentar no encerramento do projeto.
Marcando as atividades de fim de ano, haverá ainda homenagem aos colaboradores que contribuíram para o sucesso do Clássicos: o secretário estadual de saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues; a coordenadora do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, Bia Fiuza; o produtor cultural Mardonio Barros; a professora da UFC e violinista Liu Man Ying; o violinista e professor da escola Clássicos na Lagoa, Nadilson Gama; o maestro Arley França e a Casa de Vovó Dedé.
Orquestra de Sopro de Pindoretama
Criada há 18 anos pela Associação dos Amigos da Arte (AAMART), a Orquestra de Sopro de Pindoretama formou mais de mil jovens e atualmente é responsável pela educação de cerca de 300 alunos, de 8 a 18 anos. O projeto foi idealizado pelo maestro Arley França, diretor artístico do grupo, para suprir a ausência de escolas de formação musical no município, como também diminuir a ociosidade dos adolescentes da cidade. O grupo já realizou mais de 600 concertos e representou o Brasil em quatro turnês internacionais, três na Alemanha (2002, 2006 e 2014) e uma na Noruega (2010). A regência é do maestro Adriano Martins, ex-aluno da Orquestra.
Coral do IFCE
O Coral do IFCE tem uma longa experiência na elaboração de arranjos vocais de composições brasileiras. Fundando em 1956, conta atualmente com mais de 40 coralistas e a coordenação instrumental do professor Carlinhos Crisóstomo. Eles já participaram de encontros de corais em várias cidades brasileiras e estiveram no Festival Internacional Eurochestries, em 2011, na França. O Coral do IFCE tem direção geral e regência do professor Marcelo Leite.
Escola de Música Clássicos na Lagoa
A Escola de Música Clássicos na Lagoa vem há dois anos formando jovens alunos de escolas públicas, sob a orientação do experiente professor e violinista Nadilson Gama, que foi integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. O projeto social promovido pelo ICM pretende disseminar cultura, como também investir na formação musical de crianças e adolescentes.
Serviço
Projeto: Clássicos na Lagoa
Apresentação: Orquestra de Sopros de Pindoretama, Coral do IFCE e Escola de Música Clássicos na Lagoa
Local: Lagoa do Porangabussu,
Data: 6 de dezembro de 2019 – sexta-feira
Horário: 17 horas
Contatos: Giovana de Paula (assessoria de comunicação) – 999820608