Operadora, que já cobre 2 milhões de hectares, faz acordo com maior hub de inovação para o agronegócio da América Latina
A TIM continua sua estratégia para desenvolvimento do agronegócio e firma parceria com o AgTech Garage, sediada em Piracicaba (SP), maior hub de inovação para o agronegócio da América Latina. O acordo vai oferecer a mais de 300 startups mentoria de negócios e fomento das soluções com apoio da plataforma NB-IOT (tecnologia destinada a soluções de internet das coisas), contribuindo para que o setor possa aumentar sua produtividade com automação, novas tecnologias e controle, tornando realidade o conceito de Agricultura 4.0.
“A estratégia da TIM é de se aliar aos principais players do agronegócio brasileiro para se posicionar como a fornecedora de conectividade do setor. A operadora já ultrapassou dois milhões de hectares cobertos e conta com mais de 20 parceiros diretos e indiretos para levar soluções de IoT para o campo. E, seguindo sua estratégia de expansão, celebra hoje a parceria com o AgTech Garage, que permitirá a ampliação de novas parcerias e negócios”, Alexandre Dal Forno, Head de Produtos Corporativos e IoT da TIM Brasil.
O AgTech Garage conta com cerca de 300 startups com as quais possuem relacionamentos e idealizam projetos exclusivamente para soluções do campo, independente de qual ou onde seja a dificuldade do produtor rural – do plantio à colheita, passando por todos os processos produtivos. Atualmente já são mais de 25 empresas parceiras que contam com a ajuda do hub para desenvolver suas estratégias de Inovação Aberta. Além disso, no momento, mais de 200 startups estão em processo de curadoria para entrada na comunidade. Na base de Piracicaba, o AgTech Garage conta com 25 startups residentes no espaço físico. A parceria com a TIM prevê ainda, desafios para startups ligadas ao setor, que poderão propor soluções para os clientes da operadora.
“É uma satisfação para o AgTech Garage ter a TIM como parceiro, sem dúvida um reforço de peso para nossa rede de parceiros, composta por líderes em seus mercados de atuação no Agronegócio. Faltava um líder com especialista em conectividade, uma área fundamental para o futuro tecnológico no campo. Além do know-how tecnológico da TIM ficamos contentes ao perceber o engajamento das pessoas envolvidas com o ecossistema de inovação, desenvolvendo todas as ações de forma planejada e estratégica“, diz José Tomé, CEO do AgTech Garage.
Esta é mais uma parceria realizada por meio do programa Open Innovation da TIM, que tem o objetivo de estabelecer uma rede de intercâmbio entre empresas de tecnologia, startups e instituições de ensino para apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. O intuito é explorar os novos negócios em conjunto com os parceiros da operadora, acompanhando continuamente a evolução das tecnologias exponenciais para criarem uma sociedade melhor.
“A parceria com a AgTech Garage permitirá o desenvolvimento de um ambiente mais favorável a atração de novos de parceiros e o fortalecimento da nossa abordagem de Inovação Aberta para o campo. Dessa forma, expandiremos o ecossistema TIM de clientes e parceiros para o agro, ajudando-os a resolverem seus problemas com tecnologia e inovação me um mundo cada vez mais conectado e on-line”, avaliaJanílson Bezerra, Head de Innovation & Business Development da TIM Brasil.
Outras iniciativas para o campo
Por meio do programa Open Innovation, a TIM vem apoiando diferentes iniciativas que agregam valor à cadeia produtiva do Brasil. Com o ConectarAGRO formado pela TIM, AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec e Trimble, que já conecta 1,6 milhões de hectares.
No setor pecuário, a operadora patrocinou pelo terceiro ano consecutivo o Ideas for Milk, projeto que busca por soluções digitais, em uma competição nacional visando ideias inovadoras para o modelo de negócio de diferentes produtores baseado em software web, aplicativos para smartphones ou hardware, além de soluções em IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês).
Outra solução da operadora voltada ao agronegócio, mas que também pode ser utilizada nas cidades, é a solução NB-IoT, tecnologia destinada a soluções de Internet das Coisas, cujo objetivo é alavancar o ecossistema de desenvolvedores de soluções IoT. Em um teste realizado no começo deste ano, em Goianésia (GO), a empresa confirmou o funcionamento da plataforma para grandes distâncias, conseguindo uma comunicação entre máquinas a 100Km de distância da estação rádio base.
Os resultados comprovam o alcance maior possibilitado pela plataforma e abrem o caminho para a viabilização de soluções de IoT em regiões de menor densidade populacional, como é o caso das fazendas e usinas da agroindústria brasileira e dos moradores de cidades que ficam nos seus arredores.
Sobre a TIM
A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um, para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de “accountability” e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A nova assinatura da marca – “A inovação não para” – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos e com o objetivo de se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil.
A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora de telecomunicações há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.