Na manhã desta quarta-feira (15), a Prefeitura de Fortaleza inaugurou seis novas estações da primeira fase de expansão do Bicicletar, sistema de bicicletas compartilhadas desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT). Esse é o primeiro pacote entregue da primeira fase de expansão do sistema com 35 novas estações que serão instaladas até fevereiro. O Bicicletar é patrocinado pela Unimed Fortaleza.
Nas três fases do projeto, que deve ser concluído no fim do semestre, serão 130 localizações que receberão bicicletas a serem custeadas com recursos municipais da arrecadação da Zona Azul. Faz parte da expansão também 14 novas estações patrocinadas pela Unimed Fortaleza, dentre eles a já inaugurada do Centro Fashion (Avenida Tenente Lisboa, esquina com a Rua Filomeno Gomes) e as do RioMar Kennedy e do Mercado Central, que devem ser entregues até o fim de fevereiro. As novas estações substituirão outras que estão em operação.
Nessa primeira fase da expansão, que tem como foco a zona Oeste da cidade, serão beneficiadas mais de 400 mil pessoas nas áreas da Regional I, Regional III e Centro, atendendo 18 bairros e adjacências, como Barra do Ceará, Cristo Redentor, Pirambu, Jacarecanga, Carlito Pamplona, Álvaro Weyne, Presidente Kennedy, Monte Castelo, São Gerardo, Centro, Farias Brito, Benfica, Parquelândia, Pici, Antônio Bezerra, Padre Andrade, Moura Brasil e Vila Ellery. Com a expansão, Fortaleza passará das atuais 80 estações do Bicicletar para um total de 210, representando uma ampliação de mais de 150%.
Sobre a parceria
O Bicicletar é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, avaliado e monitorado pela Secretaria Municipal da Conservação e dos Serviços Públicos (SCSP), operado pela empresa Serttel e patrocinado pela Unimed Fortaleza. O projeto nasceu para promover sustentabilidade, coletividade, compartilhamento, e tudo isso vai ao encontro da missão e dos valores da Cooperativa, que incluem ainda inovação e responsabilidade socioambiental.
O sistema completou em dezembro de 2019 cinco anos de funcionamento. A ideia é trazer para Fortaleza, um modelo de transporte saudável e não poluente, que contribui para reduzir os engarrafamentos e a poluição das áreas centrais da cidade. O projeto promove, portanto, a humanização do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas, além de incentivar a prática de hábitos saudáveis, combatendo o sedentarismo da população.