O LIDE Ceará abre sua programação anual de encontros, no próximo dia 19 de fevereiro, com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque. Durante café-debate, Albuquerque falará sobre o tema “Uma visão da universidade contemporânea e a conexão da UFC com o setor produtivo”. O evento é exclusivo a filiados do LIDE e acontece no Hotel Gran Marquise, a partir de 8h.
“O mercado mudou, as empresas mudaram ou estão cada vez mais impelidas a mudar seus conceitos e suas práticas. Em Davos, a mensagem foi clara: as empresas devem ser inclusivas e cada vez mais devem participar das resoluções dos problemas que atingem o meio ambiente e a sociedade. Imersos na tecnologia, Big-data e outros, também seremos cobrados a usar tudo isto em favor da humanidade. Neste cenário, há uma necessidade de reformulação da academia e maior conexão com este novo setor produtivo. É sobre isto que vamos tratar com o reitor neste primeiro encontro do ano”, comenta Emília Buarque, presidente do Lide Ceará.
O capital privado deve ser um dos caminhos buscados pela universidade para fazer com que o conhecimento produzido na academia seja transformado efetivamente em soluções que ganhem o mercado. Os recursos são usados na incubação de empresas, no financiamento de pesquisa, no desenvolvimento de tecnologia sob demanda ou mesmo em parcerias para capacitação. A conexão também é uma oportunidade para as empresas produzirem inovação com custos menores, terem acesso à mão de obra qualificada e especializada e resolverem gargalos no processo produtivo mantendo-se competitivas em uma economia globalizada e cada vez mais desafiadora.
A parceria entre universidade e iniciativa privada mostra-se fundamental para alavancar a inovação no país. O Brasil ocupa hoje a 64ª posição mundial e a 6ª na América Latina no Índice Global de Inovação. Na UFC existe, inclusive, um comitê que acompanha e executa a política de inovação tecnológica da universidade. A universidade cearense é uma das instituições brasileiras que mais depositam patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Sobre Cândido Albuquerque
O reitor da UFC, Cândido Albuquerque – mandato 2019/2023 – é advogado formado pela Universidade Federal do Ceará em 1980; especialista em Direito Processual Civil pela UFC (1986); mestre em Ordem Jurídica Constitucional (UFC/2009); livre-docente pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA/2011) e doutor em Educação Brasileira pela UFC (2016).
Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Ceará, no triênio 1995/1997, além de conselheiro federal da OAB, eleito para o triênio 2013/2015. Foi professor efetivo (1991) e diretor da Faculdade de Direito da UFC (2011); além de chefe do Departamento de Direito Público da mesma faculdade, nos anos de 1998 a 2002 e 2008 a 2011; e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da mesma faculdade (2010- 2011). É sócio-fundador do escritório Cândido Albuquerque Advogados Associados, sediado em Fortaleza/CE, desde o ano de 1981.
LIDE Ceará
O LIDE CEARÁ é um grupo de líderes empresariais multisetorial, independente, apartidário, com alta conectividade e com foco no desenvolvimento socioeconômico. O objetivo do grupo é ampliar o ambiente de negócios e as oportunidades, conectando e dando projeção para as empresas, debatendo temas diversos, influenciando e defendendo posicionamentos. O LIDE CEARÁ tem agenda mensal, de fevereiro a novembro, com conteúdo de altíssimo nível e acesso aos principais expoentes do país no campo empresarial e no poder público. O LIDE nas unidades internacionais (China, Itália, Alemanha, Portugal, EUA, Argentina, Paraguai, dentre outras), representa um ambiente seguro para negócios e desenvolvimento, especialmente entre o mundo e a forte presença do grupo na América Latina, com destaque para o Brasil. A organização está presente nos cinco continentes.
Café-Debate com Cândido Albuquerque
Data: 19 de fevereiro, das 8h às 10h30
Local: Hotel Gran Marquise – Salão Spazio (Avenida Beira Mar, 3980, Meireles)
Evento exclusivo para filiados e convidados do LIDE CEARÁ