O destino turístico celebra o mês internacional da mulher com 41% do seu quadro formado por mulheres. Destas, 44% estão em cargos de liderança. A igualdade de gênero faz parte da política do empreendimento para colaboradores.
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“Dona Mercês”, como é carinhosamente chamada pelos colegas, tem literalmente 26 anos de praia: de zeladora de banheiros a recepcionista na bilheteria do Beach Park, ela presta atendimento ao público que vem se divertir no parque aquático. Já a guarda vidas Carla Carolina Santana, 23 anos, foi contratada pelo complexo há menos de um ano mas já é a segunda mulher que atua na função no parque. Hoje na área financeira do Beach Park, a diretora Alyne Menezes, 43, sempre enfrentou a diferença salarial em outras empresas por ser mulher. “Aqui não tem distinção. Não importa se você é homem ou mulher. Acredito que a nossa melhor prática de pessoal aqui é não termos diferença, porque as chances são iguais”, afirma.
Os exemplos do Beach Park mostram que a igualdade de gêneros no trabalho é possível. Com um total 2.426 colaboradores, o quadro de empregados é formado por 59% de homens e 41% de mulheres. Destas, 44,61% ocupam grande parte dos cargos de liderança, como supervisão, coordenação e gerência. “Temos mulheres trabalhando em todas as áreas, até mesmo naquelas vistas como ‘masculinas’, a exemplo de guarda-vidas e garçom. Não há uma política específica voltada para a mulher, por exemplo. Nossa missão é criar momentos felizes e o Beach Park incentiva que seus colaboradores atendam da melhor forma, não importando se é um colaborador ou uma colaboradora”, avalia Anunciada de Morais, gerente de Recursos Humanos do Beach Park.
GPTW Mulher
Em junho do ano passado, em São Paulo, o Beach Park Entretenimento foi premiado com o selo GPTW Mulher, que agraciou as 55 empresas brasileiras que se destacaram como espaços que garantem a evolução das mulheres no mercado de trabalho, especialmente em cargos de liderança. O prêmio foi oferecido a companhias de pequeno, médio e grande portes de todo o país pelo terceiro ano consecutivo – e, dentre as empresas escolhidas, cinco eram do Ceará, sendo o Beach Park a única empresa de grande porte homenageada.
“Esse prêmio é muito importante para nós porque mostra que estamos no caminho certo para oferecer um espaço que, além de ser saudável, oferece possibilidade de crescimento para nossas colaboradoras. Nosso objetivo é investir, cada vez mais, em políticas e treinamentos práticos que auxiliem na capacitação de nossas funcionárias, para que elas possam crescer junto com o Beach Park”, avaliou o Diretor de Operações e Recursos Humanos do Beach Park, Paulo Menezes.
Para participar da lista GPTW Mulher, a empresa precisa ter, no mínimo, 100 funcionários no Brasil, sendo 15% de mulheres no quadro geral e 15% nos cargos de gestão. Na avaliação, a consultoria do prêmio também leva em conta fatores como ambiente de trabalho, promoções, participação na tomada de decisões e até rotatividade voluntária.
Segundo dados do Instituto Locomotiva, nos últimos 20 anos, 8,4 milhões de brasileiras entraram no mercado de trabalho. As mulheres movimentam cerca de R$ 1,7 trilhão por ano, e uma equiparação de salários entre homens e mulheres no Brasil colocaria em circulação mais R$ 484 bilhões na economia por ano.
Histórias
Aprendizado contínuo
“Entrei no Beach Park como zeladora em 1994, para cuidar dos banheiros femininos da praia. Naquela época, o parque já tinha seu primeiro brinquedo. Permaneci na função por 18 anos e 9 meses, quando recebi o convite do gerente para recepcionar o pessoal aqui, na bilheteria. Sempre gostei de trabalhar no Beach Park devido às pessoas e ao clima daqui, sempre bom. Aqui recepciono as famílias; há crianças que já cresceram e agora trazem seus próprios filhos. Isso me mostra que a vida é um aprendizado contínuo: como zeladora, minha função era manter a limpeza, para receber bem às mulheres que usariam aquele banheiro. Em troca, sempre recebi carinho e respeito de volta. Aqui, com o público geral, aprendi a atender melhor ainda. Faço até amigos: nas últimas férias, um grupo de Manaus, que vem ao parque todos os anos, me trouxe uma lembrancinha de lá”. (Maria das Mercês Feitosa Neta, 60 anos, mãe e avó coruja, recepcionista da bilheteria do Aqua Park).
Foco no crescimento
“Sou estudante de Educação Física na Unifametro e trabalho há 11 meses no Beach Park. Atualmente sou guarda vidas, com o trabalho de organizar o espaço dos brinquedos, verificando itens de segurança, limpeza e funcionamento do equipamento, além da escala dos funcionários e outros itens importantes. Meu pai já trabalhou no Beach Park por 10 anos (era pintor) e eu sempre quis trabalhar no empreendimento. Essa vaga me atraiu, mas sei que há uma possibilidade muito grande de crescimento aqui dentro, porque tenho como objetivo trabalhar na área de treinamento de guarda-vida de praia – onde poucas mulheres ainda atuam. Quero ocupar espaço que é predominantemente masculino – quero mostrar que a mulher pode fazer o mesmo trabalho ou de forma até melhor do que os homens. Pratico surfe desde os 13 anos, como meu pai, e sou muito ligada à água e ao esporte”. (Carla Carolina Oliveira Santana, 23 anos, solteira e surfista, guarda vidas no Aqua Park).
Desafios e Igualdade
“Quando fui convidada a participar do processo seletivo no Beach Park, avisei que não era um financeiro ‘hard core’, que olha o negócio como um todo e só vê números. São as pessoas que trazem os resultados. Há uma estratégia humana e uma estratégia firme para manter o resultado – e essa é a diferença em ser uma líder de finanças mulher. Temos esse poder político e detalhista, ao mesmo tempo somos firmes. Fui contratada como gerente em setembro de 2017, e cheguei à diretoria administrativo-financeira em um ano. Coordeno uma equipe direta formada por 70 pessoas, de setores como contabilidade corporativa, departamento pessoal, financeiro, controladoria e, em breve, o setor de compliance. Comecei a estagiar em escritório tributário aos 17 anos e, em outros empregos, sempre enfrentei a diferença salarial na minha área. No mesmo cargo que eu homens ganhavam melhor. No Beach Park não há essa distinção. Nossa maior prática é não ter diferenças. As chances são iguais. O lado bom de trabalhar aqui é essa cultura. É trabalhar num local onde nossa missão é criar momentos felizes, com orgulho de pertencer a esse momento mágico para tantas famílias”. (Alyne Menezes, 43 anos, mãe e jogadora de volei, diretora administrativo financeiro do Beach Park).
Sobre o Beach Park Entretenimento
Com 35 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 160 mil m² e reúne um parque aquático, três resorts, um hotel, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar – espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 18 grandes atrações, recebeu em 2016 a notável marca de um milhão de visitantes. É premiado como um dos melhores parques aquáticos do mundo pelo TripAdvisor além de melhor parque aquático do Brasil pela Revista Viagem e Turismo.
O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park, a Revista Onda Beach Park e o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio.