As amostras podem ser trazidas da rede de distribuição pública, de poços, cacimbas ou de qualquer reservatório.
A água é consumida por todos e, em situações de aguda crise hídrica, a tendência da perda de qualidade aumenta, podendo afetar a saúde das pessoas se não tratada. Este ano, o Projeto Ação Global, realizado em todo o Brasil, tem como tema Qualidade de Vida. Nesse contexto, pretendendo garantir um maior controle da qualidade da água da população, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), realizará análises de água como ação do projeto, no município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, no próximo sábado (21).
Através de um teste feito na hora, o cidadão poderá verificar a possibilidade de contaminação da água que consome, levando 500 ml de água em uma garrafa pet, de preferência, do tipo que armazena água mineral. Um técnico do Nutec realizará um teste qualitativo de nitrito que, na prática, trata-se de um ensaio visual com um indicativo de poluição. Caso o reagente adicionado na água provoque alteração na coloração da amostra, o interessado será orientado a se dirigir ao laboratório do Nutec para realizar uma análise microbiológica para não correrem o risco de estarem ingerindo água contaminada.
As amostras, uma vez infectadas, podem conter bactérias como por exemplo, a E. Coli, que afeta o intestino do homem e tem origem nos poços próximos a esgotos domésticos (fossas). Por isso, na ação, os técnicos orientarão a limpeza desses poços ou, no caso de comunidades carentes, capacitam o beneficiário na aplicação de cloro. Os técnicos explicarão, ainda, a forma mais apropriada para a manutenção de caixas d’água e cisternas além de fornecerem métodos de tratamento da água como: fervura, água sanitária ou cloro.
O Nutec também desenvolve pesquisas na área de recursos hídricos, envolvendo dessalinização, tratamento e reúso: “A atuação do Nutec, com foco histórico em tecnologias industriais, orienta-se também, por demanda sociais. Nessa perspectiva, desenvolve projetos que buscam promover o consumo consciente da água, cada vez mais preciosa, em especial nas regiões semiáridas, por apresentarem ano após ano, precipitações pluviométricas abaixo da média.” explica Francisco das Chagas Magalhães, presidente do Nutec.
Promovido em todo o Brasil pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Rede Globo, com a cooperação de dezenas de parceiros, o projeto Ação Global trabalha este ano o tema Qualidade de Vida e oferecerá ações nas áreas de educação, saúde e cidadania. A atividade acontece de 8h às 17h, na unidade do Sesi Albano Franco, localizado na Av. Do Contorno, 1103 – Distrito Industrial, que realiza ainda dezenas de outros serviços gratuitos para a população.