O projeto Bibliotecas Recicladas realizará nesta quarta-feira (11/03) a entrega de geladeiras para duas instituições beneficentes: a Associação Voar (Rua José Barreto Parente, 331), às 15h30, e o Instituto Cearense de Educação de Surdos (Ices), que fica na Avenida Rui Barbosa, 1970, às 13h.
À frente da iniciativa está o advogado cearense Rafael Mota Reis, e consiste no reuso de geladeiras inutilizadas, transformando-as em bibliotecas a serem doadas em espaços públicos da cidade, incentivando a cultura de compartilhamento de livros.
“Esse projeto foi iniciado em outubro de 2019 e já levamos para outros locais. A iniciativa sobrevive por meio de doações através do site Vaquinha Online. Há quem doe dinheiro, livros ou geladeiras em desuso. Fazemos a reforma do objeto, organizamos e a deixamos funcionais, o que ajuda a manter os livros bem guardados e incentiva a cultura de compartilhamento”, destaca o advogado Rafael Mota Reis.
RENOVABR
O projeto faz parte do RenovaBR, instituição de formação política que está organizando ato coletivo de renovação que abrangerá 445 cidades em todo o país. A capital cearense é uma delas.
A um ano das próximas eleições municipais, as cidades brasileiras enfrentam enormes desafios. Da limpeza urbana à conservação de praças e parques, os problemas se multiplicam à espera de solução em diversas áreas, entre as quais educação, saúde, assistência social, cultura, inclusão, meio ambiente, esporte, entre outras.
Todos os desafios têm um ponto em comum: envolvem algum tipo de renovação que beneficie de forma perene as cidades dos alunos RenovaBR. Em Fortaleza, por exemplo, o advogado Rafael Mota Reis está à frente do projeto Bibliotecas Recicladas, que pretende dar reuso a geladeiras inutilizadas, transformando-as em bibliotecas a serem doadas em escolas da cidade, incentivando a cultura de compartilhamento de livros.
Confira abaixo como você pode participar do projeto #BibliotecasRecicladas:
1. Seja voluntário
A ação conta com doações financeiras via vaquinha online (http://vaka.me/721503), recebimento de livros usados e apoio nas atividades logísticas e de recuperação das geladeiras. Acesse o instagram: @BibliotecasRecicladas