Diante da pandemia de COVID-19 (Coronavírus), declarada pela Organização Mundial da Saúde e mais de 300 casos no Brasil, a Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará (FEMICE) informa que está mobilizando a rede filantrópica de todo o Estado para auxiliar a Secretaria da Saúde no enfrentamento à doença.
O momento é de instituição de uma rede de fluxo de informações com os 42 hospitais filantrópicos e Santas Casas filiados para mapear leitos (UTI e enfermarias) que possam atender os pacientes com coronavírus.
Atendendo, também, as orientações da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), a FEMICE vai identificar os hospitais de pequeno porte com capacidade para receber os pacientes de média complexidade que buscam tratamento médico em unidades de saúde de médio e grande porte.
Com essa medida, os hospitais de maior porte e que possuem maior número de leitos aumentarão a capacidade para atender todos os casos confirmados de coronavírus. “O desafio agora é estruturar uma rede de suporte ao atendimento dos pacientes diagnosticados com o COVID-19 para evitar a superlotação nas demais unidades da rede pública”, ressaltou Marcos Granemann, presidente da FEMICE.