A relação entre marcas e influenciadores deve movimentar entre U$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões até 2020
Seja para aumentar a presença digital da marca, fidelizar clientes, ou influenciar positivamente na decisão de compra, muitas empresas hoje recorrem ao chamado marketing de influência para ampliar os resultados de seus negócios. É um mercado relativamente novo – considera-se seu “boom” em 2018, porém, bastante promissor. De acordo com pesquisa realizada pela Dovetale (plataforma de análise de mídias sociais), a relação entre marcas e influenciadores deve movimentar entre U$ 5 bilhões e US$ 10 bilhões até 2020. Esse mercado movimentou US$ 1,07 bilhão apenas no Instagram no ano de 2017. Os dados reiteram o papel dos influenciadores em meio a novas plataformas, sustentado por estratégias, com um discurso cada vez mais forte à confiança.
Conectar pessoas, trocar experiências, trazer um pouco de si para o outro. Em um mundo cada vez mais conexo, o espaço para os chamados influenciadores digitais está cada dia maior. Em muitos casos, são pessoas que saíram do anonimato e hoje possuem uma verdadeira legião de fãs. É o caso de Mileide Mihaile, a digital influencer começou a carreira nesta profissão há mais de 8 anos. O sucesso da influenciadora foi tão grande que hoje ela possui quase 4 milhões de seguidores em seu perfil. “Esse universo foi acontecendo de uma forma espontânea em minha vida. Eu comecei a conversar com as pessoas que me seguiam, mostrar um pouco da minha vida, do meu dia a dia. Elas foram gostando, me dando feedback maravilhoso e fui me apaixonando”, conta a empresária.
Com o número expressivo de seguidores, Mileide sentiu a necessidade de profissionalizar “conto com um suporte, uma equipe, mas não abro mão de deixar minha rede social bastante pessoal. Eu amo meus seguidores e tudo que faço é pensando em como posso ajudar, como posso acrescentar na vida das pessoas. E por esse motivo procuro sempre está cercada por bons profissionais, fazer parcerias de excelência”, complementa.
Com a era digital, as empresas estão mudando suas formas de fazer negócios e, com isto, buscando cada vez mais divulgar produtos e serviços através de ex-anônimos que se tornaram digital influencers, pessoas que têm o intuito de formar opinião pelas redes sociais. A exemplo de conexão de marca versus pessoa está o recente trabalho desenvolvido pela influencer, o Bazar Mulher, onde Mihaile reuniu mais de 3 mil marcas parceiras, além de músicos, palestrantes e outros influencers durante um bazar de moda masculina, feminina, infantil. O evento, realizado há 4 anos, foi sucesso de público em 2020 e ganhou um novo formato, unindo diversas experiências em um mesmo espaço. “Esse ano a experiência do Bazar Mulher superou tudo que havia sentido em meu coração. Desejava levar mais do que a possibilidade de peças a custos mais baixos que o de mercado. Através da união de pessoas e marcas conseguimos levar conhecimento, diversão, cultura. Foi um momento de puro conhecimento para mim”, assegura Mileide.
“A proposta do Bazar Mulher vai muito além de vendas, é um evento de conexão, fomento a informação, entretenimento e network entre marcas, pessoas e ideias. Isso foi permitido através de um planejamento e a visão de negócio amplificada. Mileide traz isso, uma sinergia completa do online com offline e pudemos ver todo esse trabalho materializado no último Bazar dela”, ressalta Wosley Nogueira, Consultor de gestão e coordenador do bazar.