Aplicativo gratuito une vizinhos, tem alerta de emergência e dá orientações de saúde
e dicas de atividades para as pessoas em quarentena
Que a tecnologia tem sido a maior aliada para conectar pessoas em tempos de isolamento social, não há dúvidas. Na Smart City Laguna, primeira cidade inteligente inclusiva do mundo, em construção no Ceará pela Planet Smart City, um aplicativo vem revolucionando a forma de se relacionar com vizinhos e comunidade como um todo.
Desenvolvido pela Planet Smart City, líder global em cidades inteligentes inclusivas, o aplicativo gratuito Planet App está disponível não apenas para os moradores, mas para qualquer pessoa interessada na conectividade. Painel de controle da cidade inteligente, o aplicativo foi criado para estimular a sustentabilidade, a interatividade e a economia compartilhada, barateando o custo de vida, reduzindo desperdício de alimentos, água e energia e otimizando tempo e recursos.
Nesse momento específico em que todos estão dentro de casa, cumprindo o período de quarentena indicado pelas autoridades de saúde, o Planet App ajuda as pessoas a interagirem com seus vizinhos e familiares, através de grupos online, além de mantê-los atualizados sobre notícias do novo Coronavírus. Uma das funções de destaque do aplicativo é o Botão SOS, em que um alerta é disparado, em caso de emergência, para até cinco contatos cadastrados pelo morador, que recebem além do aviso a sua geolocalização.
Também estão sendo divulgadas dicas de cursos gratuitos e de atividades indoor para todas as faixas etárias, como exercícios físicos e artes manuais. O app também tem um guia com as medidas necessárias para evitar a transmissão da doença. Além de tudo isso, mostra em tempo real o videomonitoramento de algumas áreas públicas da cidade inteligente.
Em breve, além de monitorar a casa, outras funções do aplicativo permitirão a consulta da qualidade do ar e ainda acesso amplo aos diferentes serviços digitais da cidade. Facilitará, ainda mais a interação social, como troca de serviços e produtos, venda e compra de itens novos e usados, caronas compartilhadas, ações solidárias e oferta de serviços delivery.
“A tecnologia deve estar sempre a serviço das pessoas. O nosso conceito de cidade inteligente inclusiva coloca os cidadãos no centro de tudo e o aplicativo tem papel fundamental nos nossos projetos”, diz Susanna Marchionni, CEO da Planet Smart City no Brasil, que está construindo no Brasil quatro empreendimentos inteligentes: Laguna (Ceará), Aquiraz (CE), Natal (RN) e Viva!Smart, na capital de São Paulo.
Desenvolvido pelo Centro de Competência da Planet na Itália, o aplicativo é dividido em cinco áreas: Perfil Pessoal, Cidade, Coletividade, Segurança e Casa. Depois de cadastrado, é possível selecionar preferências, indicar locais de interesse e selecionar filtros de navegação. Saiba como baixar em: www.planetsmartcity.com/pt-br/planet-app
Sobre a Planet Smart City
Líder global em cidades inteligentes inclusivas, a Planet Smart City projeta e constrói cidades e bairros que colocam as pessoas ao centro de cada projeto. Suas equipes multidisciplinares integram soluções inovadoras em arquitetura e planejamento urbanístico, tecnologia, meio ambiente e práticas de inovação social para oferecer residências de alta qualidade, com preço acessível, criando valor de longo prazo para seus moradores. À medida em que a Planet vê as cidades evoluindo, a empresa entrega mais do que casas, mas empreendimentos ricos em tecnologia, serviços e programas de inovação social.
Fundada em 2015 pelos especialistas italianos no mercado imobiliário Giovanni Savio e Susanna Marchionni, e presidida pelo físico e empresário Stefano Buono, a Planet tem a visão de oferecer a todos a oportunidade de viver em um lar melhor. A empresa atua para transformar a crise global de moradia em países com grande déficit habitacional e também trabalha em parceria com desenvolvedores em todo o mundo para revitalizar construções e comunidades já existentes, por meio de tecnologias inteligentes. Seu know-how é transferido globalmente, sempre atendendo à cultura e às necessidades locais.
A proposta única da Planet se tornou realidade no Brasil, onde está construindo a Smart City Laguna (Ceará), a primeira Cidade Inteligente Inclusiva do mundo; e a Smart City Natal (Rio Grande do Norte); e recentemente anunciou o Viva!Smart, um projeto com 2.500 apartamentos inteligentes em São Paulo, e a Smart City Aquiraz (também no Ceará). Juntos, esses bairros/cidades ofertarão casas de qualidade para milhares de pessoas. A empresa também possui um portfólio ativo na Itália, onde desenvolve projetos inteligentes com os principais desenvolvedores, e acaba de anunciar a expansão de suas operações para a Índia.
Sediada em Londres, no Reino Unido, com escritórios no Brasil, na Itália e na índia, a Planet captou 100 milhões de euros desde a formação da empresa e está executando um ambicioso plano de expansão que inclui o lançamento de 30 projetos residenciais de grande escala até o final de 2023, com um marco de oito projetos até o final de 2020.