A jovem atleta Ana Beatriz Castro, de 10 anos, fez grandes adaptações no treinamento em virtude da pandemia de coronavírus. A cearense, que é uma grande promessa da ginástica rítmica nacional, está treinando na própria residência e por meio de aplicativo para manter o elevado desempenho e alto nível de condicionamento físico. O foco da preparação é o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, que está programado para ocorrer no fim do ano.
Ana Beatriz Castro, que alcançou excelentes resultados nas últimas competições, como o ouro na etapa Nordeste do Torneio Regional de Ginástica Rítmica (em 2019), mantinha uma rotina diária de treinos, até o decreto no estado do Ceará impedir o funcionamento de academias e outros serviços considerados não-essenciais, em virtude da pandemia de coronavírus (Covid-19).
Segundo a técnica da atleta, Rhayssa Freitas, a solução foi levar o treinamento até a casa de Ana Beatriz, estabelecendo metas, exercícios personalizados, consultorias e aulas online. A técnica acompanha diariamente a aplicação dos exercícios e os avanços realizados pela ginasta, por meio de um aplicativo.
A família também tem dado todo apoio à jovem ginasta. Mário Castro, pai da atleta, supervisiona os treinos realizados à distância pela treinadora Rhayssa Freitas. Mário destaca a dedicação e comprometimento da filha ginasta com o esporte. “Ela é bastante focada. Incentivamos e fazemos ela acreditar no seu potencial. Também orientamos a alimentação e outros aspectos gerais”, detalha.
ara viabilizar a aplicação dos exercícios, a ginasta precisa utiliza o condomínio em que mora, mas sempre respeitando o distanciamento determinado por órgãos como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde – OMS. “Os treinos são bem difíceis e vamos tentando adequar a essa nova situação. Com a orientação da minha técnica e apoio do aplicativo está dando certo. O importante é não ficar parada e manter o foco total para o Torneio Nacional”, comenta Ana Beatriz.