A Enel Distribuição Ceará informa que durante às fortes chuvas na madrugada desta terça-feira (21), foram registradas cerca de 3 mil descargas atmosféricas no Ceará, considerando o período entre meia-noite e às 9h de hoje. Fortaleza e a Região Metropolitana foram responsáveis por cerca de 10% desse total com quase 300 raios neste período. Os municípios mais atingidos foram: Acopiara, Tauá e Jaguaribe, com 549, 378 e 268 raios, respectivamente.
Operadores do Centro de Controle da distribuidora monitoram em tempo real, 24 horas por dia, as condições climáticas no Ceará, em parceria com uma consultoria meteorológica. O objetivo é monitorar a evolução das tempestades e apoiar a mobilização das equipes em campo, com foco na minimização do tempo de atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia. A companhia explica que ao ser detectado um risco, as equipes de manutenção são acionadas, permitindo aos técnicos um maior tempo para planejar as ações em campo.
O período chuvoso também exige alguns cuidados:
Dentro de casa:
Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Evitar consertos de instalações elétricas;
Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Fora de casa:
Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Sobre a Enel Distribuição Ceará
A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios do estado do Ceará, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 148.826 km².A companhia possui atualmente cerca de 4 milhões de clientes e 190 mil quilômetros de rede aérea. A Região Metropolitana Fortaleza representa 40% do total de clientes atendidos pela companhia.