Nesta primeira rodada, o edital realizado pelo Instituto EDP aprovou 24 projetos de oferta de alimentos, produtos de higiene e limpeza e de atendimento de outras necessidades essenciais. Nos próximos dias, serão anunciados os projetos vencedores nas demais categorias. O processo seletivo contou com a participação de um comitê externo, formado por Carlo Pereira, diretor-executivo do Pacto Global no Brasil, e Regina Esteves, diretora-presidente da organização social Comunitas e foi auditado pela Ernest & Young. Em pouco mais de dez dias, o edital recebeu mais de 600 projetos de todos os Estados brasileiros.
“Demos prioridade ao anúncio dos projetos selecionados que precisam ser atendidos com maior urgência – aqueles que envolvem doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza. Em seguida, anunciaremos os vencedores em outras áreas”, afirma Luís Carlos Gouveia, diretor do Instituto EDP. “Acreditamos que conseguimos um recorte de iniciativas sérias e interessantes, que terão papel fundamental no enfrentamento da pandemia entre as pessoas que mais precisam”, acrescenta o diretor do IEDP.
Conheça os primeiros projetos selecionados:
· Acacci na linha de frente contra a Covid-19 – Espírito Santo
· Ágape – Espírito Santo
· Alimento para o Povo Kayabi – Mato Grosso (*)
· Alimentação e Proteção: Todos contra a Covid-19 – Espírito Santo
· Alimentação para prevenção do nosso povo Mundukuru – Pará (*)
· Bananas contra o Corona: roça e periferia no enfrentamento da pandemia – São Paulo
· Bem Maior – Espírito Santo
· Batucanto FT: de mãos dadas contra a Covid-19 – São Paulo
· Caminhos de Solidariedade – Tocantins
· Central de Energia contra a Pandemia – Espírito Santo (**)
· Centro Social São José de Calasanz – Espírito Santo
· Combate e Mitigação à Covid-19 nas aldeias Mbya Guarani de Porto – Rio Grande do Sul (***)
· Educação em Saúde para o combate a Covid-19 – Tocantins
· Juntos Somos Mais Fortes – Espírito Santo
· Longe dos Olhos, mas perto dos Corações – Espírito Santo
· Mãos com Vidas – Ceará
· Mãos Limpas, Mãos de Ajudam – Espírito Santo (*)
· Movimento do Bem – Amapá
· Mulheres em ação contra o coronavírus – Rio Grande do Sul
· Olhar Solidário – Espírito Santo
· Pão em todas as mesas – Maranhão
· Segurança alimentar para o povo Apiaká – Mato Grosso (*)
· Solidadariedade Covid-19, juntos e fortes – São Paulo
· Todos Juntos contra Covidid-19: Rede Alsa – Espírito Santo
(*) Deverá apresentar uma carta de anuência da Fundação Nacional do Índio (Funai) e documentação faltante requerida pela EDP para receber a verba.
(**) Deverá apresentar documentação faltante requerida pela EDP para receber a verba.
(***) Deverá apresentar uma carta de anuência da Fundação Nacional do Índio (Funai) e documentação faltante requerida pela EDP para receber a verba.
Sobre o IEDP
Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de 3 milhões de pessoas em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2019, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 82 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.
Sobre a EDP no Brasil
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.