Peça cada vez mais demandada para proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, as máscaras caseiras de tecido se tornaram uma grande aliada da população, o que mobilizou os alunos do curso de Corte & Costura do Espaço do Trabalhador, equipamento social da Prefeitura de Horizonte, a dedicarem seu tempo e força de trabalho para produção voluntária de 1.900 máscaras para distribuição gratuita à comunidade na campanha batizada de Espaço do Trabalhador Solidário.
A distribuição das máscaras foi iniciada ontem (7) para pequenos comerciantes locais, trabalhadores do transporte local e profissionais da Assistência Social. Ao longo dos próximos dias, serão entregues máscaras para a população em vulnerabilidade social.
“A campanha Espaço do Trabalhador Voluntário é um gesto de amor que de maneira simples está salvando vidas a partir da prevenção e mostra como a solidariedade é importante em momentos difíceis”, declara o Prefeito de Horizonte Chico César. Esta é uma ação complementar da Prefeitura de Horizonte, que já trabalha na distribuição de 10.500 máscaras de tecido à população, através da Secretaria de Saúde.
Para a aluna Francilene Medeiros, voluntária da campanha, o trabalho feito é gratificante pela sua finalidade. “Deixamos nosso lar para ajudar o próximo. É difícil, mas fazemos com carinho para salvar vidas. Agradeço o espaço que a Prefeitura de Horizonte nos dá para ajudar e fazer o bem ao próximo. É sempre bom fazer o bem!”, afirma.
A campanha não vai parar por aqui. “Daremos continuidade a produção na próxima semana, quando os tecidos chegarem, para continuar fabricando as máscaras que irão proteger nossa população”, informa a secretária de Assistência Social e Trabalho de Horizonte Janaína Chaves.
As quase 2.000 máscaras já produzidas em duas semanas de campanha tiveram apoio da Prefeitura de Horizonte na aquisição do tecido, insumos, equipamento necessário para confecção e logística de distribuição.
CORONAVÍRUS: A SITUAÇÃO EM HORIZONTE
Até esta quinta-feira (7), Horizonte havia registrado 86 casos confirmados do novo coronavírus; 165 casos suspeitos; 2 óbitos pela doença; e 22 pacientes recuperados. Em declarada situação de emergência em saúde pública desde o dia 17 de março, Horizonte trabalha com um Plano de Contingência e Ações de Controle da Infecção Humana pelo SARS-COV-2/COVID-19, onde estão suspensos todos os eventos públicos, aulas da rede municipal e privada de ensino, e grande parte dos servidores trabalhando em regime de home office.
Entre as ações diretas de combate está a distribuição de mais de 45 mil máscaras (38 mil adquiridas e 7.500 doadas) entre trabalhadores essenciais e população; aquisição de equipamentos para instalar 6 UTIs; ampliação da equipe da UPA; criação de equipe dedicada ao covid-19 no Hospital Municipal; treinamento para coleta de teste SWAB de detecção do coronavírus; implantação do Programa Saúde na Hora, que amplia o horário de atendimento até 19h30 em mais duas UBSs; criação de Força Tarefa Municipal para fiscalizar os comércios de Horizonte sob Decreto Estadual; higienização das ruas e logradouros da cidade a cada 48h para evitar o contágio; distribuição de mais de 2.000 Cestas Básicas a população em situação vulnerável; e criação de canais por telefone ou internet para serviços do Cras, Creas, Cadastro Único, Benefícios Eventuais e tira dúvidas sobre o Auxílio Emergencial do Governo Federal.