A Preteitura de Pacatuba instalou barreiras sanitárias para evitar a entrada de visitantes, permitindo apenas o acesso de moradores, profissionais e entregadores de produtos essenciais. A ação começou na semana passada e tem duração até o dia 20 de maio, de acordo com o Decreto Estadual e Municipal. As barreiras contam com o apoio de agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demultran), da Guarda Municipal e de servidores de diferentes secretarias. No local, são oferecidas máscaras e informações sobre a situação do município buscando orientar os moradores sobre a prevenção da saúde.
Pacatuba tem adotado várias medidas desde março com a suspensão das aulas presenciais, fechamento do balneário Bica das Andréas, o ponto turístico mais visitado da cidade, a suspensão dos atendimentos em órgãos públicos com serviços não essenciais ou com flexibilidade para atendimento virtual e/ou via telefone, e ainda, com o cancelamento do maior evento da região metropolitana, Paixão de Cristo de Pacatuba, que atrai milhares de visitantes até de outros estados.
Três pastas se integraram para oferecer mais serviço a população: assistência social, desenvolvimento econômico e ouvidoria, juntas estão ajudando os moradores como se cadastrarem no aplicativo de Auxílio Emergencial do governo federal. A Secretaria de Assistência Social tem entregado milhares de almoços por dia aos moradores em situação de rua e às famílias mais vulneráveis.
Já a Secretaria de Saúde vem capacitando seu quadro de servidores, implementando leitos para o isolamento e garantido o melhor atendimento o possível para a população. Nos quatros distritos do município, há ambulâncias disponíveis para emergências.