A decisão foi tomada em conjunto com todas Unimeds que operam no Ceará (Fortaleza, Ceará, Sobral e Cariri) para priorizar o atendimento dos atuais clientes da operadora, uma vez que as últimas notícias retratam que boa parte dos hospitais do Estado do Ceará estão com a sua capacidade total de atendimentos efetivamente preenchida.
Desde o início da pandemia, a Unimed Fortaleza tem buscado alternativas para atender seus clientes da melhor forma possível. Nesse sentido, a cooperativa tem feito constantes reestruturações na sua rede própria para ampliar a sua capacidade de atendimento, como o redirecionamento dos atendimentos das áreas de obstetrícia, pediatria e alguns procedimentos da oncologia do Hospital Unimed para outras unidades assistenciais da rede própria e credenciada; a construção de um hospital de campanha com 44 leitos; a contratação de mais de 400 profissionais assistenciais para atuação na linha de frente do combate à Covid-19, bem como tem feito constantes compras de equipamentos de proteção individual (EPIs) e ventiladores mecânicos.
No entanto, há uma evidente e excepcional dificuldade logística e operacional para obtenção de insumos e equipamentos, bem como uma escassez de profissionais da saúde qualificados para atuar na linha de frente de combate à Covid-19, além da logística e o tempo necessário para credenciamento e montagem de novos leitos. São dificuldades enfrentadas não só no Brasil, mas em todo mundo.
A Unimed Fortaleza entende a relevância e essencialidade da atividade de assistência à saúde das operadoras. Por isso, esta medida é uma atitude responsável para seguirmos no cuidado aos clientes, garantindo o atendimento nas condições adversas do atual cenário.