A transmissão é parte da programação da 18ª Semana Nacional de Museus, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus
Durante tempos de isolamento social, o Museu da fotografia Fortaleza (MFF) também entende que é possível continuar oferecendo conteúdo ao público, através de outros formatos. E já desenvolvendo um calendário variado para ser vivenciado de forma online, o equipamento promoverá, no dia 18 de maio, às 16h, pelo perfil no Instagram @museudafotografiafortaleza e no canal do youtube do MFF, a live “Museu para a Igualdade: diversidade e inclusão”, como parte da programação da 18ª Semana Nacional de Museus, uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, que une instituições museológicas em torno de atividades para todos os públicos, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM.
Na live que acontecerá próxima segunda-feira, um bate-papo sobre a realização do Projeto “Na ponta dos dedos”, que compõe o Programa de Acessibilidade do MFF e tem por objetivo possibilitar cegos e pessoas de baixa visão fazer suas próprias fotografias, proporcionando a autonomia destas pessoas. Quem sabe futuramente possamos realizar uma exposição acessível, a partir do material produzido por eles. A transmissão trará a participação de Roberto Vieira, coordenador do Projeto Fotografia tátil da Universidade Federal do Ceará- UFC, Liliane Rodrigues, graduanda de Ciências Sociais e educadora do Museu, e Wesllay Maria, aluna do projeto. A mediação será feita por Larissa Sales, educadora do Museu da Fotografia Fortaleza.
SOBRE O MUSEU
Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 3 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.
SERVIÇO:
“MUSEU PARA A IGUALDADE: DIVERSIDADE E INCLUSÃO – LIVE”
Data: 18/05 (Segunda-feira)
Horário: 16h
Onde: no Instagram @museudafotografiafortaleza e no canal do youtube do MFF