Todo o público do MFF poderá visitar a mostra pelo Google Street View
Em tempos de pandemia, com o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) fechado para visitação, foi pensada uma estratégia para não deixar o público carente desse acervo incrível. Próximo dia 28, quinta-feira, será lançada a “Visita 360°” da exposição “Bob Wolfenson: Retratos”. No perfil do Museu, no Instagram (@museudafotografiafortaleza), terá um link com direcionamento para a visita no Google Street View. É a oportunidade de conhecer uma das exposições mais icônicas que o MFF recebeu.
A exposição, preparada em 2018, no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo, tem curadoria de Rodrigo Villela e assistência de curadoria de Fábio Furtado. É uma mostra que compreende e mistura diferentes núcleos: personalidades da cultura, do esporte, da política e da moda, com fotos produzidas para editoriais ou por iniciativa do fotógrafo. Entre os retratados, nomes como Hélio Oiticica, Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Taís Araújo, Marília Gabriela, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Anitta, Ludmilla, Laerte, Zé Celso, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Paulo Maluf, Luiza Erundina, Eduardo Suplicy, Pelé, Ronaldo e muitos outros. São mais de 150 retratos, vários deles ainda inéditos, feitos pelo fotógrafo ao longo de 45 anos. “Partimos de uma seleção inicial de mais de mil fotografias até chegarmos ao conjunto que apresentamos aqui na exposição. Foi um trabalho árduo, mas extremamente prazeroso”, comenta o curador.
Já no dia 29, sexta-feira, às 15h, acontecerá, também no perfil do MFF no Instagram, a Oficina de Autorretrato, que traz como referência o trabalho do fotógrafo e artista plástico, Vik Muniz. Conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como açúcar, feijão e chocolate. Inspirado em seu trabalho e compartilhando algumas técnicas do artista, o Núcleo Educativo do Museu vai realizar uma dinâmica diferente. Para participar, é necessário ter em mãos uma foto
(sem muitos detalhes), uma folha de papel ofício, lápis e tudo o que você achar que pode compor seu retrato (arroz, feijão, macarrão parafuso, café, botões, papel colorido e muito mais).
SOBRE O MUSEU
Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 3 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.
SERVIÇO:
“Visita 360° da exposição Bob Wolfenson: Retratos”
Lançamento: 28/05 (quinta-feira)
Onde: no Instagram @museudafotografiafortaleza
“Oficina de Autorretrato”
Data: 29/05 (sexta-feira)
Horário: 15
Onde: no Instagram @museudafotografiafortaleza