O caso de sucesso do Programa Despoluir, uma iniciativa da Confederação Nacional de Transporte (CNT) e do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, foi reconhecido nessa terça-feira (26), durante o webinar Big Push para a Sustentabilidade, promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O webinar teve como tema principal “Investimentos de grande impulso para uma economia sustentável no Brasil”.
O Despoluir foi selecionado como um caso de grande impulso para a sustentabilidade no transporte brasileiro e, agora, fez parte do repositório digital da Cepal. O programa veio para atuar em prol do meio ambiente e também cuidar da saúde dos seus trabalhadores e familiares, no momento em que o mundo busca alternativas sustentáveis de crescimento, o transporte, atividade fundamental para o desenvolvimento do Brasil, assume sua responsabilidade em favor da qualidade de vida e do meio ambiente.
Nesse processo, o trabalhador do setor é a peça fundamental, tornando-se um disseminador de boas práticas socioambientais. Com o Programa, a CNT, o SEST e o SENAT estimulam e defendem um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os seus trabalhadores, mas também para toda a sociedade.
Sobre a CNT – SEST SENAT
Criada em 1954, a Confederação é a representação máxima do transporte brasileiro. A instituição reúne 26 federações e quatro sindicatos nacionais. São 155 mil empresas e 2,2 milhões de empregos gerados. Na composição do Sistema CNT, a instituição também administra o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o ITL (Instituto de Transporte e Logística). Pautada pelos ideais de inovação, excelência e sustentabilidade, a Confederação Nacional do Transporte defende os interesses do setor, produz informação e conhecimento e realiza projetos voltados a apoiar a gestão dos negócios e o desenvolvimento da atividade transportadora no país. A CNT, como interlocutora das demandas do setor, tem promovido o debate e pautado as discussões em torno de grandes temas nacionais que têm impacto direto sobre o desenvolvimento do país. O transporte move o Brasil. O Sistema CNT impulsiona esse movimento.