A implantação de sensores de aproximação para evitar o toque em botões nas cancelas dos estacionamentos estão entre as medidas do RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy com intuito de preservar a saúde e bem-estar dos clientes, colaboradores e lojistas em tempo de pandemia. A medida faz parte de uma série de ações previstas pelo Grupo JCPM.
Mesmo sem data prevista para reabertura, os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy estão desenvolvendo um planejamento com medidas e protocolos de segurança com o intuito de preservar a saúde de todos. A primeira etapa que envolve a reorganização da estrutura do mall, sinalização/adesivagem/ placas de comunicação interna e externa com as práticas de conscientização, além de medidas de cuidados com colaboradores, lojistas e clientes já foi concluída.
Entre as medidas já implementadas estão: sistema de automação nas cancelas sem necessidade de tocar o botão para retirada do cartão de estacionamento; pulverização diária da área externa do estacionamento (teto, piso e paredes) e do mall com o desinfetante bactericida Vulcan Hospitalar Becker; higienização constante das máquinas e cartões de cancelas; instalação de anteparo de acrílico para proteção nos guichês de atendimento (SAC, Posso Ajudar, Caixas Assistidos Estacionamento, Espaço Família e Recepção); preparação dos ambientes para que haja distanciamento mínimo indicado pelo Governo; disponibilização de Kits com máscaras, EPI’S, álcool em gel e material informativo com cuidados com a saúde para todos os colaboradores dos shoppings; instalação de dispensers com álcool em gel 70% em mais de 120 pontos no RioMar Fortaleza e mais de 100 pontos no RioMar Kennedy para uso de clientes, lojistas e funcionários; dispensers de álcool em gel com pedal sem a necessidade de contato; sinalização de comunicação com regras de distanciamento mínimo e medidas de segurança nos banheiros, estacionamento, elevadores, escadas rolantes, áreas de filas; na Praça de Alimentação redução de 50% da capacidade de vagas para manter o distanciamento entre as mesas; reforço da rotina de assepsia em todas as dependências; obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção; aferição de temperatura de colaboradores nas portarias dos shoppings; renovação do ar com sistema eficiente de ar condicionado; entre outras medidas.
Um dos destaques é a implementação de novas tecnologias. Por exemplo, ao entrar no RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, o consumidor não vai mais precisar tocar no botão de acesso para retirar o cartão do estacionamento. Ao posicionar a mão a uma distância de sete centímetros, um sensor de presença fará automaticamente a leitura e irá liberar o cartão. O sistema de interfone também funciona da mesma forma. Os cartões também passam por higienização antes de voltar para o suporte.
Atualmente, os shoppings do Grupo JCPM em Fortaleza estão em funcionamento para atendimento presencial apenas nas operações de serviços essenciais, como farmácias, bancos, loterias, supermercados, clinicas e delivery.
Além da implementação das medidas da 1ª etapa, citadas acima, os shoppings do Grupo JCPM estão iniciando a 2ª etapa com desenvolvimento de outras tecnologias e ações para estarem em operação no momento de reabertura. As medidas já aplicadas poderão sofrer ajustes, de acordo com eventuais determinações específicas de autoridades locais.
Saiba como o RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy está se preparando para atender ao público:
Colaboradores
– Criação de comitê multidisciplinar para avaliação frequente das atualizações dos órgãos de saúde e diretrizes governamentais.
– Todos os colaboradores devem utilizar máscaras e portar álcool gel de uso individual e obrigatório, foram fornecidos kits para os funcionários do shopping com máscaras e material educativo pelos empreendimentos;
– Medição de temperatura de colaboradores, terceirizados e lojistas para acesso, tendo casos de febre, não ingressam no local e retornam para casa, permanecendo em acompanhamento médico;
– Áreas de descanso direcionadas aos colaboradores fechadas para evitar aglomerações;
– Nos refeitórios destinados aos colaboradores, reduzidas a quantidade de cadeiras e de mesas, como também retirados itens como sofás e TV;
– Promoção contínua de boletins e comunicados informativos e educativos para conscientizar os colaborados dos shoppings.
Operações
– Obrigatório o uso de máscaras aos nossos clientes, funcionários dos shoppings e das lojas, terceirizados ou qualquer pessoa que esteja circulando no shopping. Fica impedido o acesso ao shopping de pessoas que não estejam usando máscaras de proteção;
– Instalação de tapetes desinfetantes em todas as portas de acesso dos empreendimentos;
– Portas não automáticas abertas para reduzir contato com maçanetas;
– Disponibilização de dispensers de álcool em gel para uso coletivo de consumidores e colaboradores (acessos principais, hall elevadores, final de subida e descida escadas rolantes, espaços de atendimento, acessos colaboradores, autoatendimentos e caixas de estacionamento);
– Instalação de dispensers com pedal, sem necessidade de contato;
– Para desinfecção dos ambientes está sendo utilizado o bactericida “Vulcan Hospitalar Becker“;
– Limpeza reforçada de áreas comuns como elevadores, corrimãos, guarda-corpo, banheiros e outros locais onde há maior contato das pessoas;
– O shopping passa diariamente por uma pulverização com bactericida;
– Nos banheiros: aumento da exaustão, suspensão da utilização de secadores de mão, limpeza intensificada, limitação no número de pessoas utilizando ao mesmo tempo, algumas pias e mictórios bloqueados para uso, respeitando distância de segurança entre eles;
– Sistema de Ar-condicionado: Utilização do bactericida “Vulcan Hospitalar Becker” na casa de máquina, substituição de filtros de maior capacidade de filtragem, abertura de 100% do ar exterior, sensores de CO2 desligados, funcionamento das rodas entálpicas parado;
– As escadas rolantes estão sinalizadas indicando a distância correta entre os clientes e dispensers de álcool gel estão disponíveis nos acessos à escada;
– Elevadores destinados ao uso preferencial de idosos, gestantes e deficientes, com um número limitado de pessoas e marcações no piso;
– Controle de acesso aos espaços de atendimento, a partir do tamanho do ambiente, com sinalização da quantidade permitida;
– Bancos do mall reduzidos em 40% e os que ficaram estão distantes uns dos outros em 2m, além de adesivados com indicação de distância correta entre os consumidores;
– Eventos que gerem aglomeração seguem suspensos;
– Atividades de entretenimento e recreativas suspensas;
– Placas de comunicação e sinalização com orientações de segurança e medidas em diversos pontos do shopping.
Estacionamento
– Implantação de sensores de aproximação para evitar o toque em botões nas cancelas dos estacionamentos;
– Cartões de Estacionamento higienizados após cada uso;
– Redução das vagas do estacionamento com sinalização para garantir distância entre os veículos;
– Serviço de Valet Parking temporariamente suspenso;
– Instalação de anteparo de acrílico para proteção nos guichês de atendimento (SAC, Posso Ajudar, Caixas Assistidos Estacionamento, Espaço Família e Recepção);
– Marcação no piso indicando distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas em locais com filas de atendimento (SAC, Posso Ajudar, Caixas Assistidos Estacionamento, Autoatendimento);
– Autoatendimentos com distância mínima de 2 metros entre pessoas;
– Pagamento de estacionamento em aplicativo;
– Mensagens de conscientização e educativas nas cancelas de entrada.
Praça de Alimentação
– Auditoria em Segurança Alimentar nas lojas de alimentação intensificadas por empresas terceirizadas;
– Na Praça de Alimentação as mesas estão adesivadas e será feita a limpeza reforçada a cada troca de usuário;
– Redução em 50% do número de mobiliário na Praça de Alimentação para garantir o distanciamento entre as pessoas;
– Oferta de lavatórios posicionados nas praças de alimentação como reforço aos tradicionais pontos disponíveis nos banheiros.
Conscientização
– Promoção contínua de comunicados e campanhas de junto aos colaboradores, clientes e lojistas para difundir e conscientizar sobre as práticas
de higiene e operacionais enquanto perdurar a pandemia.
– Nos canais de redes sociais, cancelas, radiomall, no mall e imprensa.