Na tarde desta quinta-feira (2), a CDL Jovem Fortaleza realizou, na Praça do Ferreira, o Dia da Liberdade de Impostos (DLI). A ação, realizada concomitantemente em nove estados brasileiros e no Distrito Federal, buscou conscientizar a população sobre a elevada carga tributária. A escolha da data se refere ao dia em que o cidadão deixa de trabalhar para o Governo para quitar suas obrigações tributárias, o que corresponde a cerca de 45% de tudo que é produzido durante o ano. A CDL Jovem acredita que menos impostos é igual a mais poder de consumo e mais desenvolvimento para a economia do país.
O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, esteve no local manifestando apoio ao movimento. Segundo ele, é preciso chamar a atenção da sociedade com ações como essas para os altos impostos que são pagos. “Atualmente temos um país em baixa com impostos em alta. Nós não podemos mais aceitar aumento de impostos. Temos uma carga tributária perversa, certamente uma das maiores do planeta. Então não é mais aceitável entregar o que produzimos para, por vezes, o Governo não aplicar da forma mais responsável. Dessa forma, nós queremos que o Governo faça sua parte, simplifique os processos e dê oportunidade e condições a quem produz de contribuir com o desenvolvimento do país”, enfatizou Pinheiro.
No espaço montado na Praça do Ferreira, a CDL Jovem expôs exemplos de produtos com os preços pelos quais são comercializados e o valor sem impostos, mostrando quão alta é a porcentagem destinada ao Governo em cada item adquirido.
- postado por Oswaldo Scaliotti