Iniciativa é fruto de uma parceria entre a UNINASSAU e Prefeitura de Fortaleza
A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Fortaleza, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, disponibiliza atendimento virtual para pessoas com sintomas da Covid-19. Intitulado de “Atende em Casa”, a iniciativa visa prestar atendimento à população fortalezense e identificar possíveis casos de coronavírus por meio de videochamada, que será realizada por uma equipe de profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) da Prefeitura.
A ferramenta foi apresentada na manhã da última segunda-feira (15), em coletiva virtual, pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Para ter acesso ao sistema, exclusivo para pessoas com quadro de síndrome gripal, o paciente deve acessar, pelo celular (smartphone), tablet ou computador, o site
https://atendeemcasa.sms.fortaleza.ce.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. No sistema, o usuário deverá preencher seus dados pessoais e, após o cadastro, responder um questionário com os sintomas que está sentindo.
Após isso, a plataforma informará se são sintomas leves, em que o paciente deve ficar em casa, ou se são sintomas mais graves, que poderão necessitar de atendimento urgente. Com o questionário devidamente respondido e o caso identificado como de sintomas graves, o profissional de saúde realizará a videochamada com o paciente.
Segundo o reitor da UNINASSAU Fortaleza, Marcus Ponte, o serviço é uma das contribuições do grupo Ser Educacional, mantenedor da Instituição, para minimizar os impactos da Covid-19, além de contribuir com a população da capital cearense. “A iniciativa surgiu de uma articulação com a Secretaria Municipal de Saúde, com quem já atuamos em outras ações de combate ao coronavírus. O serviço irá beneficiar toda a população de Fortaleza de forma rápida e eficaz”, ressalta.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a expectativa é de que 500 teleatendimentos sejam realizados por turno.
Tecnologia
O “Atende em Casa” é fruto de uma parceria entre a UNINASSAU, a Prefeitura de Fortaleza e as empresas Pitang Consultoria e Sistemas, Brainy Resolution, Fábrica de Negócio e Sunrise Tecnology. A solução foi concebida com a infraestrutura do Google Cloud.