A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) tem trazido grande impacto no setor econômico. Para avaliar a crise, bem como sugerir formas para sair dela, economistas filiados ao Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) têm produzido artigos sobre o tema os quais são publicados no Boletim do Economista. As produções são trimestrais e a última edição já está disponível no link: https://bit.ly/2ZquxLY
Entre os temas abordados no Boletim estão “Letargia das primeiras medidas”, de autoria do economista Ricardo Coimbra; “Acesso ao Crédito durante a Pandemia”, de Darla Lopes; “Impactos e medidas de apoio às micro e pequenas empresas diante ao enfrentamento da covid-19”, de Desirée Mota; “Incentivos fiscais administrados pela SUDENE”, de autoria de Izabel Colares; “Desafios e perspectivas da economia criativa brasileira”, de Cláudia Leitão e Inflexão das Expectativas e retomada econômica”, escrito por Ricardo Eleutério.
“O boletim chama atenção para a letargia nas medidas de apoio do Governo Federal, sobretudo com relação do acesso ao crédito. Os economistas do Ceará reconhecem que em 2020 haverá uma profunda recessão, entretanto já começam a apontar para uma pitada de otimismo, no sentido de que o Ceará tem condições para a retomada da economia, a partir dos investimentos públicos que vão alavancar investimentos privados”, destacou a vice-presidente do Corecon-Ceará, Silvana Parente.
Ainda segundo a especialista, “a partir da necessidade de empreender, seja por necessidade ou por oportunidade e do fomento à inovação, economia criativa, economia solidária , é possível que a gente consiga sair dessa crise e desta recessão que está em curso”, disse.
SOBRE O CORECON CEARÁ
O Conselho de Regional de Economia do Ceará tem por finalidade a fiscalização do exercício da profissão, por meio de suas redes sociais, vem realizando uma série de lives com o objetivo de estreitar os laços entre o Conselho e a sociedade, especialmente nesse momento de crise econômica.