- Marca premium britânica registra 302.144 unidades vendidas em todo o mundo e um enorme boom elétrico
- No Brasil, MINI cresce 9%; Participação de eletrificados nas vendas da MINI no país chega a 40% em 2021, um dos maiores percentuais de participação no nível global
- Totalmente elétrico, MINI Cooper SE se torna a opção de modelo mais vendida
MINI está crescendo e se eletrificando. A marca britânica de carros premium aumentou as vendas mundiais de veículos em 3,3%, com 302.144 unidades em 2021. Os modelos MINI eletrificados experimentaram um verdadeiro boom na demanda. Seus números de vendas aumentaram 64,3% com 53.243 veículos – cerca de 18% do total de vendas mundiais em 2021. O vencedor do ano foi o MINI Cooper SE totalmente elétrico (consumo de eletricidade combinado: 17,6 – 15,2kWh/100km de acordo com WLTP, Emissões de CO2 combinadas: 0g/km). O MINI Elétrico conseguiu quase dobrar suas vendas (mais 98,2%). Agora já é a variante de modelo mais popular em toda a gama de produtos MINI.
Foram vendidas em todo o mundo 34.851 unidades do MINI Cooper SE no ano passado. Isto significa que cada terceiro cliente de um MINI 3 Portas optou por uma condução localmente livre de emissões. Além disso, foram vendidas 18.392 unidades do MINI Cooper SE Countryman ALL4 (consumo de combustível combinado: 2,0 – 1,7l/100km, consumo de eletricidade combinado: 14,0 – 13,1kWh/100km, emissões de CO2 combinadas: 45 – 40g/km de acordo com WLTP). O modelo híbrido plug-in registrou um aumento de vendas de 24,2%. Quase todos os quatro MINI Countryman recém-registrados pegam a estrada com uma transmissão eletrificada.
“O excelente resultado geral e o fato de que cada décimo novo MINI é totalmente elétrico mostra que nossa estratégia para o futuro está definindo as prioridades certas”, disse Bernd Körber, Head da marca MINI. “A comunidade MINI está crescendo e se movendo em direção à eletromobilidade a passos largos”, completa o executivo.
MINI no Brasil — Participação de eletrificados nas vendas chega a 40%
A MINI também obteve resultados expressivos em 2021 no Brasil, quando vendeu 1.418 unidades, crescendo 9% em comparação com o ano anterior (1.301 unidades). A marca fechou o ano passado com 4,2% de participação de mercado no segmento Premium, o que representou um avanço de 0,4 pontos percentuais em comparação com 2020, de acordo com dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
O destaque foi o lançamento do MINI Cooper SE, primeiro modelo 100% elétrico da marca britânica, que chegou ao país no segundo semestre, conquistou de início 313 clientes, se destacando no mercado de veículos puramente elétricos compactos. Outro modelo eletrificado da marca, o MINI Cooper SE Countryman ALL 4, um híbrido plug-in, contabilizou 262 unidades vendidas em 2021. Somados, os dois veículos totalizaram 575 emplacamentos, representando 40,5% de participação das vendas da MINI no Brasil no ano passado.
Quase todos os três novos MINI na Alemanha são eletrificados
O mercado mais importante do mundo para o MINI Cooper SE em 2021 foi novamente a Alemanha, onde foram vendidas mais de 10.000 unidades da variante do modelo totalmente elétrico. Além disso, foram 3.473 unidades do MINI Cooper SE Countryman ALL4, de modo que na Alemanha cerca de 31% de todos os MINIs recém-registrados em 2021 são eletrificados.
Uma proporção maior é alcançada apenas em alguns países do mundo, incluindo a Noruega, onde cerca de 96% de todos os novos MINIs entregues aos clientes no ano passado tinham um sistema de transmissão puramente elétrico ou híbrido plug-in. Esta taxa só é superada pela Islândia. Lá, o MINI exclusivamente eletrificado foi vendido pela primeira vez em 2021. O MINI Cooper SE respondeu por 62% das vendas e o MINI Cooper SE Countryman ALL4 por 38%.
Recorde de vendas para a marca John Cooper Works
A MINI alcançou novos recordes não apenas no campo da eletromobilidade. A marca John Cooper Works também registrou um novo recorde de vendas em 2021. Em todo o mundo, os clientes escolheram o melhor atleta da respectiva série de modelos em 21.132 casos. Isso representa um aumento de 2,4% em relação ao ano anterior. O entusiasmo pela pura sensação de corrida tem um valor enormemente alto na comunidade MINI. Ostentam o logotipo da John Cooper Works 7,0% de todos os modelos MINI recém-registrados no ano passado.
Quase 45% (9.389 unidades) de todos os carros desportivos de topo recentemente registados são baseados no MINI de 3 Portas.
O MINI John Cooper Works Countryman (consumo de combustível combinado: 8,3 – 7,6l/100km, emissões de CO2 combinadas: 188 – 173g/km de acordo com WLTP) foi responsável por 4 317 veículos novos, o MINI John Cooper Works Clubman (consumo de combustível combinado : 7,9 – 7,4 l/100 km, emissões de CO2 combinadas: 180 – 168 g/km de acordo com WLTP) representaram 3.945 unidades e o MINI John Cooper Works Conversível (consumo de combustível combinado: 7,4 – 7,1l/100 km, emissões de CO2 combinado: 168 – 161g/km de acordo com WLTP) para 3.481 novos registos.
MINI 3 Portas com alta de 10,1%, MINI Conversível particularmente popular na Alemanha
No geral, o MINI 3 Portas liderou novamente as estatísticas de vendas internas da marca em 2021 com 105.511 novos registros. O carro pequeno premium na variante de carroceria clássica alcançou um aumento de vendas de 10,1%. O MINI Countryman aumentou seus números de vendas em 6,0% para 82.362 unidades.
A demanda por diversão ao ar livre também se desenvolveu positivamente. O número de MINI Conversíveis vendidos em todo o mundo aumentou para 25.121 unidades no ano passado. Quase 7.500 unidades destes foram entregues na Alemanha, significativamente mais do que no mercado doméstico britânico da marca (3.580 unidades), nos EUA (3.380 unidades) ou em países como França, Espanha ou Itália.
Casa britânica também frequenta o mercado de vendas do MINI em 2021
Automóveis premium da marca MINI estão agora disponíveis em 109 países ao redor do mundo. Também em 2021, os maiores números de vendas foram registrados no país de origem da Grã-Bretanha, onde foram entregues 46.211 veículos da marca. O segundo mercado de vendas mais importante foi a Alemanha com mais 43.004 unidades. Foi seguido pela China (30.546 unidades, alta de 5,2%) e EUA (29.930 unidades, alta de 6,3%).
O crescente entusiasmo pela diversão de dirigir no estilo do MINI também foi um fenômeno global em 2021. Resultados recordes e taxas de crescimento particularmente altas foram registradas em mercados individuais em todas as regiões de vendas. Na Europa, a Romênia em particular destacou-se com um aumento de vendas de 28,9%, a França com um aumento de 16,3% e a Itália com um crescimento de 9,5%. Além disso, a MINI conseguiu o maior número de novos registros na Grécia, Finlândia, Polônia, Hungria e Malta desde que a marca foi lançada nos respectivos países.
Em Israel, foi alcançado um aumento de vendas de 20,0% em 2021, em Dubai o aumento foi de 27,1% e em Marrocos até 50,4%. O crescimento no Brasil (aumento de 14,3%) e na Austrália (22,9%) também foi impressionante. A MINI também estabeleceu novos recordes de vendas nos mercados da Nova Zelândia, Tailândia, Catar e nos estados insulares de Maurício e Jamaica.
MINI Cooper SE
Com o objetivo de desenvolver um modelo elétrico para trazer a autonomia e performance que os clientes e fãs da marca já esperam, mas sem alterar design, dirigibilidade, preço e tamanho, o time de engenharia da MINI desenvolveu o MINI Cooper SE, que vem equipado com powertrain 100% elétrico, capacidade para entregar 184 cv e 270 Nm de torque instantâneo, e bateria de íon-lítio de 32,6 kWh, que permite autonomia de até 234 km (ciclo de testes WLTP) e até 270 km (ciclo NEDC) e que pode ser carregada em uma tomada doméstica com o carregador portátil, com carregadores rápidos como o MINI Wallbox, e com carregadores de corrente contínua. O modelo está disponível em duas versões: MINI Cooper SE — Exclusive e MINI Cooper SE — Top, com atributos inéditos e exclusivos para a categoria de elétricos no Brasil.
Além disso, todo MINI Cooper SE sai de fábrica conectado com um SIM card virtual sem custo ao cliente por um período mínimo de três anos, para que possa acessar o MINI Connected, sistema que fornece diversos serviços ao motorista e passageiro e permite usufruir de funcionalidades exclusivas, tais como concierge, chamada de emergência inteligente, MINI Teleservices, notícias em tempo real, previsão do tempo, serviços remotos, preparação para Apple CarPlay, informações de trânsito em tempo real e assistente de autonomia, que avisa a necessidade de incluir paradas para recarregar as baterias no trajeto e localiza os pontos de recarga disponíveis. A versão MINI Cooper SE — Top traz também conectividade com Amazon Alexa, possibilitando maior integração do veículo com casas inteligentes.
Confira as versões, os principais equipamentos de série e os preços sugeridos:
MINI Cooper SE — Exclusive: R$ 249.990*
- Painel Digital de 5 polegadas;
- Central MultiMidia com touchscreen de 8,8” com sistema de navegação;
- Rodas aro 17 Roulette Spoke 2-tone;
- Teto solar panorâmico;
- Sensor e câmera de ré;
- Ar-condicionado digital dual-zone;
- Conjunto ótico Full LED;
- Apple CarPlay; Serviços digitais do MINI Connected gratuitos por um mínimo de três anos; Equipamento portátil para carregamento com tomada no padrão brasileiro.
MINI Cooper SE — Top: R$ 279.990*
Todos os equipamentos da Versão Exclusive e mais:
- Pacote Parking incluindo Assistente de estacionamento + Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
- Comfort Access;
- Conjunto ótico Full LED direcionais;
- Assentos revestidos em couro;
- Assistente de direção;
- Sistema de Audio Hi-Fi Harman/Kardon;
- Head Up Display;
- Serviço de ConnectedDrive com disponibilidade da função Amazon Alexa e serviço de Concierge gratuito por mínimo de três anos;
- Sistema de Navegação MINI com RTTI (informação de trânsito em tempo real);
- Rodas exclusivas aro 17” MINI Electric Power Spoke 2 tons com pneus run-flat.
MINI Cooper SE — Top Collection: R$ 284.990*
Todos os equipamentos da Versão Top e mais:
- 2 cores exclusivas disponíveis apenas para esta versão: Azul Island e Cinza Rooftop;
- Assentos esportivos revestidos em uma combinação de tecido e leatherette na cor Cinza Claro;
- Graficos exclusivos aplicados na lateral e capo dianteiro;
- Rodas exclusivas aro 17” MINI Electric Collection Spoke com pneus run-flat.
*Por se tratar de um produto importado, os preços podem sofrer alterações em decorrência da variação cambial.
Clique aqui para conferir o release original, em inglês.
Clique aqui para mais informações sobre a MINI do Brasil
Acompanhe a MINI do Brasil nas redes sociais:
Instagram (@minibrasil)
Facebook (@MINI.Brasil)
Youtube (@MINIBrasil)
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2020 foi de 5,222 bilhões de Euros com receitas no valor de 98,990 bilhões de Euros. Em 31 de dezembro de 2020, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 120.726 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.