Durante o primeiro semestre letivo de 2021, o Programa de Música Jacques Klein do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza abre vagas em seu processo seletivo para o Coral Vozes de Iracema e a Orquestra Jacques Klein. Através das audições, o Programa espera encontrar novos talentos para primeiros violinos, segundos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, além é claro, de buscar vozes para sopranos, contraltos, tenores e baixos.
Os editais completos e fichas de inscrições podem ser conferidos aqui.
O Instituto
O IBLF visa criar oportunidades para crianças e adolescentes que habitam em áreas de alta vulnerabilidade em Fortaleza, comunidades com altos índices de violência, bem como baixíssima renda. O Instituto acredita que a música e o karatê alinhados com o acompanhamento social são grandes ferramentas mobilizadoras de mudanças socioculturais. Ao todo, são atendidos 630 alunos a partir de 4 anos de idade no karatê e na música, tendo como faixa etária limite 29 anos. Todas as ações são realizadas de forma gratuita para o público.
Os programas do Instituto são realizados em dois bairros de Fortaleza, atendendo 400
alunos através do Programa de Música Jacques Klein (PMJK) e 270 no Programa de Karatê Bushi No Te (BSNT). Todos os alunos e suas respectivas famílias são acompanhados pela equipe interdisciplinar do Programa Envolver de Desenvolvimento Humano (PEDH), formada por profissionais e estudantes de psicologia e serviço social, com o objetivo de auxiliá-los a transpor as barreiras ligadas à desigualdade social, transformando suas realidades.
O Programa de Música
O Programa de Música Jacques Klein realiza formação musical de excelência para crianças e adolescentes e atende atualmente 400 crianças. A formação musical funciona como aliada no processo formativo de base, na criação de perspectivas e na expansão de horizontes dessas crianças e adolescentes. São ofertados os cursos de iniciação musical, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano e canto coral. São ainda promovidos concertos, projetos de difusão da música clássica pelos bairros de Fortaleza e vários encontros, envolvendo toda a sociedade e impactando milhares de pessoas no nosso estado.