Os residentes no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, que desejam se qualificar para o mercado de trabalho têm até o dia 17 de fevereiro de 2022 para se candidatar a uma das 150 vagas ofertadas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) para os cursos de formação inicial e continuada do Qualifica Mais-Emprega Mais, iniciativa dos Ministérios da Educação e da Economia. Os cursos serão realizados de forma presencial, duas vezes por semana, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracanaú. Estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Almoxarife (160 horas/aula), Recepcionista em serviços de saúde (240 horas/aula) e Escriturário de banco (160 horas/aula).
O interessado em uma das vagas deverá comparecer ao local indicado para a pré-matrícula (clique aqui) para a entrega de documentos e assinatura da ficha de inscrição. Entre os documentos obrigatórios, estão: ficha de inscrição preenchida, RG e CPF do aluno (ou do responsável, se menor de idade), comprovante de residência, comprovante de escolaridade, comprovante de vacinação contra a covid-19 e termo de compromisso assinado, gerado no Sistec após a confirmação de matrícula. O cadastro no Sistec (pré-matrícula e confirmação de matrícula) será realizado pela Coordenação de Ensino e a Coordenação de Desenvolvimento do Pronatec/Funece, no período de 18 a 29 de fevereiro.
Ao todo, estão sendo ofertadas seis turmas em Maracanaú, duas de cada curso. Dessas, cinco turmas terão aulas à noite e uma (Escriturário de banco) terá aulas à tarde. Os cursos ocorrerão nos seguintes locais: EMEIEP Profa. Norma Célia Pinheiro Crispim, Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Maracanaú e no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) – Polo Uab.
Mais oportunidades
Em todo o Ceará, a UECE oferecerá, por meio do Qualifica Mais-Emprega Mais, 81 turmas dos cursos de formação inicial e continuada. Serão contemplados os seguintes municípios: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Guaiúba, Eusébio, Horizonte, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Caridade, Canindé, Itaitinga, Beberibe, Cascavel, Campos Sales, Mauriti, Brejo Santo, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Mombaça, Piquet Carneiro, Camocim, Meruoca, Viçosa do Ceará, Sobral, Santa Quitéria, Coreaú, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Russas, Jaguaribara, Jaguaribe, Iracema, Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem, Senador Pompeu, Aiuaba, Tauá e Parambu.
As aulas ocorrerão duas vezes por semana, de forma presencial. A confirmação da matrícula ocorrerá de 18 a 29 de fevereiro, e as aulas terão início no dia 9 de março. A realização dos cursos conta com o apoio das prefeituras municipais, que contribuirão com a infraestrutura necessária.
“Além de ser uma universidade pública de referência nacional na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, a UECE também possui longa experiência na oferta de cursos técnicos e de formação inicial e continuada para os cearenses, participando, desde 2015, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Esses cursos fortalecem a interiorização da UECE e oferecem aos jovens e adultos do nosso Estado a oportunidade de obterem uma qualificação profissional de excelência e, assim, transformarem suas vidas. A UECE atua para democratizar cada vez mais o acesso ao ensino público de qualidade e, com isso, proporcionar o desenvolvimento socioeconômico da população cearense. Por conhecer a atuação da UECE e a qualidade da nossa equipe, o Ministério da Educação fortaleceu essa parceria e possibilitou a maior oferta de vagas em cursos de formação continuada já realizada pela UECE”, destaca o reitor da Universidade, professor Hidelbrando Soares.
Qualificação para empreender
No segundo semestre de 2022, a UECE vai oferecer 5.500 vagas em cursos do Qualifica Mais Progredir, cujo público-alvo são os beneficiários do Programa Auxílio Brasil, com idade a partir de 18 anos e ensino fundamental completo. O curso Microempreendedor Individual (MEI), com duração de 160 horas/aula, será realizado em sete municípios (Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crato, Itapipoca e Sobral), também em parceria com as prefeituras locais, que disponibilizarão a estrutura física para as aulas. Ao todo, serão 220 turmas. As datas de pré-matrícula, matrícula e início das aulas serão divulgadas em breve.