A ibyte, através do projeto ibyte Futuro, firmou parceria com o Instituto Idear, para se tornar ponto de coleta de equipamentos eletrônicos que não estão sendo mais usados pela população. Os materiais doados serão reaproveitados pelo Projeto CRC – Centro de Recondicionamento de Computadores, em Maracanaú.
O Projeto CRC utiliza os equipamentos usados na formação profissional de jovens que são assistidos pelo projeto. Nas formações, eles passam por cursos de informática, onde aprendem a recondicionar e fazer manutenção de computadores, informática profissionalizante, robótica e a desenvolver aplicativos. Após a formação dos alunos e recondicionamento dos materiais, os eletrônicos serão doados para instituições e programas de inclusão digital, como associações, centros comunitários e escolas públicas.
“É uma grande iniciativa, que busca fortalecer o pilar da sustentabilidade e responsabilidade social. Em parceria com o CRC, que em 15 anos já capacitou mais de 1.200 jovens e doou mais de dois mil equipamentos, com a participação e colaboração de todos conseguimos fazer a diferença”, comenta Mário Matos, gerente de marketing da ibyte.
Ainda segundo Mário, a intenção é que no futuro, o projeto seja expandido para outras cidades do estado. Desde a última quinta-feira (10), qualquer pessoa, sendo cliente ou não, pode contribuir com doações. Basta ir à área do ibyte Service em uma das lojas ibyte participantes e assinar um termo de doação, garantindo que o equipamento será usado pelo Instituto Idear.
Victor Diniz, ator de 33 anos, doou um notebook para o projeto e falou da satisfação em estar ajudando jovens que precisam. “É gratificante fazer parte disso. Esses jovens vão aprender muito com esses materiais, de muita importância para a sociedade de hoje, que é o universo tecnológico e digital”, afirma.
As unidades da ibyte que estão recebendo doações são: Iguatemi, Dom Luís, RioMar Fortaleza, Parangaba, Via Sul Shopping, 13 de Maio, North Shopping Fortaleza e Barão do Rio Branco.
Para doação, serão aceitos notebooks, computadores, impressoras, tablets, mouses e outros equipamentos de informática que estejam em desuso, mas que ainda possam ser reaproveitados com reparos e materiais eletrônicos descartáveis para que a coleta seja feita de forma adequada.