A Unimed Fortaleza completou, no mês de janeiro, sete anos de parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMA) no Programa Carbono Neutro Fortaleza, realizado pela área de Responsabilidade Socioambiental da cooperativa. O projeto viabiliza o plantio anual de mudas de espécies nativas para compensar as emissões de Dióxido de Carbono (CO2) e a Unimed Fortaleza é a única cooperativa genuinamente cearense que realiza esse tipo de iniciativa de forma regular.
A parceria foi firmada em 2016, por meio de Acordo de Cooperação Técnica dentro do Programa Carbono Neutro da Unimed Fortaleza. Até 2021, foram plantadas mais de 7 mil mudas de espécies nativas em áreas degradadas e em unidades de conservação como o Parque Estadual do Cocó (PC), localizado em Fortaleza, e o Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBCE), situado em Caucaia. Para este ano de 2022, há a previsão do plantio de mais 1.500 mudas no PEBCE.
Mais sobre o programa:
O Programa Carbono Neutro da Unimed Fortaleza tem por objetivo neutralizar e compensar a emissão dos gases de efeito estufa (CO2) liberados pela cooperativa, por meio de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Anualmente, é realizado um inventário de Carbono das unidades administrativas e a compensação das emissões ocorre com a quantificação de mudas e o plantio assertivo.
“Este olhar investigativo também nos permite conhecer melhor nossas ações, hábitos internos e nossos colaboradores. Permitindo melhor administrar as nossas atividades e gerar soluções mais sustentáveis para a cooperativa. A Unimed Fortaleza entende que está cumprindo com as suas obrigações, mas também inspirando ações de protagonismo em nossa região. O sistema de saúde é um dos maiores poluidores do mundo e contribuir para minimizar esses impactos é responsabilidade nossa. Saúde preventiva, geração de bem-estar físico e emocional atrelado à preservação ambiental tem tudo a ver com a nossa marca”, comenta Verbena Medeiros, coordenadora da área de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Fortaleza.