- Empresa exportou mais de 11.000 veículos comerciais para América Latina e outros mercados Overseas em 2021, sendo mais de 8.000 caminhões e mais de 3.000 chassis de ônibus
- Esse desempenho comercial levou a 77% de crescimento nas exportações de caminhões e 53% no total de veículos comerciais
- Além dos consagrados modelos Accelo e Atego, clientes de cerca de 30 países passaram a contar com toda a robustez e qualidade dos caminhões Axor para diversas operações
- Assim como no Brasil, o setor de fretamento também teve papel importante nas exportações de ônibus
A Mercedes-Benz do Brasil, Empresa da Daimler Truck, registrou 77% de crescimento nas exportações de caminhões em 2021, em relação ao ano anterior. Nos doze meses do ano passado, enviou 8.026 unidades para países da América Latina e de mercados Overseas, como o MENA (Oriente Médio e Norte da África), frente a 4.530 caminhões em 2020.
No ano passado, a Empresa também exportou 3.129 chassis de ônibus para esses mercados, o que representa mais de 13% de crescimento na comparação com as 2.761 unidades de 2020. No total, a Mercedes-Benz do Brasil exportou 11.155 veículos comerciais em 2021, com incremento de 53% nas vendas sobre o ano anterior.
“Esses números consolidam a Mercedes-Benz do Brasil como uma das maiores exportadoras de veículos comerciais do País, reafirmando uma tradição de mais de 60 anos de vendas de seus ônibus e caminhões para o mercado internacional”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Apesar dos desafios de abastecimento e logística, em conjunto com nossos parceiros focamos em fortalecer ainda mais nosso negócio de exportação”.
Consolidação da marca em Mercados Overseas
Em 2021, a Mercedes-Benz do Brasil mais do que dobrou o volume de exportação de caminhões para países do MENA, alcançando 117% de crescimento em comparação ao ano anterior. Foram 571 caminhões embarcados no ano passado, frente a 263 de 2020.
“Nossa expectativa é alcançar, em 2022, o recorde nas exportações de caminhões para mercados Overseas dos últimos 20 anos”, projeta Achim Puchert. “Isso é resultado do trabalho de equipes e parceiros de negócios altamente engajados, com forte dedicação e foco no cliente”.
No ano passado, a área de Exportações da Mercedes-Benz do Brasil realizou diversos eventos online com a participação de clientes de cerca de 30 países. Nessas oportunidades, foram reforçadas as características dos caminhões oferecidos pela marca e do amplo portfólio. Como resultado, a Empresa exportou caminhões extrapesados brasileiros para esse mercado. Além dos consagrados modelos Accelo e Atego, os clientes passaram a contar com toda a robustez e qualidade dos caminhões Axor para diversas operações.
“O Accelo e o Atego já operam com eficiência e produtividade tanto nas cidades e estradas, quanto em condições adversas, como nas vias não pavimentadas, desertos, temperaturas elevadas e topografia irregular, muito comuns naquela região. Agora a linha Axor amplia essa oferta”, diz Rogério Sousa, gerente de Vendas e Pós-Vendas para Exportação de Veículos, Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, que responde pelo atendimento a mercados Overseas, como os países do MENA, Ásia, Oceania e Argentina. “Além de reconhecer a qualidade dos produtos, os clientes locais dão muito valor à confiabilidade da marca e ao suporte de atendimento e assistência técnica que a Mercedes-Benz oferece em qualquer lugar do mundo, em parceria com os concessionários e os escritórios regionais da Daimler Truck”.
Expressivo crescimento nas exportações para América Latina
A Mercedes-Benz também alcançou um expressivo crescimento de 243% nas vendas de caminhões a países da América Latina, excetuando-se a Argentina, que é atendida pela área de mercados Overseas. Foram 2.810 caminhões para mercados da região no ano passado, frente a 819 de 2020. Em relação a chassis de ônibus, foram exportadas 821 unidades, cerca de 78% a mais em relação às 462 unidades do período anterior.
“Alcançar mais do que o dobro de crescimento nas exportações de caminhões para esse mercado reflete a recuperação muito forte em países como Chile, Peru e Colômbia, devido à alta de preço das commodities no mercado internacional, o que traz muitas vantagens para o agronegócio e a mineração”, ressalta Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina, unidade localizada junto à fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
“No caso do segmento de ônibus, os efeitos da pandemia, como a redução no número de passageiros, tornam a retomada da normalidade do mercado mais lenta”, diz Jens. “Mesmo assim, registramos o incremento de quase 78% nas nossas exportações de chassis Mercedes-Benz. Assim como no Brasil, o setor de fretamento também teve papel importante nas vendas de ônibus na região”.
“Por meio de nossa consultoria de ônibus para a América Latina, a Mercedes-Benz busca sempre entregar a melhor solução de transporte para cada país com produtos inovadores, que oferecem segurança e o melhor custo benefício, além de conforto aos passageiros”, diz Jens Burger.
O Centro Regional América Latina foi criado com o propósito de expandir e desenvolver as marcas de veículos comerciais da Daimler Truck na região. A unidade disponibiliza serviço de vendas e de pós-venda totalmente dedicado e exclusivo, oferecendo aos clientes soluções inteligentes para o transporte de cargas e de passageiros por meio de inovação e tecnologia.
Essa unidade de negócios exporta caminhões e ônibus para mais de 40 países da América do Sul, América Central e Caribe. Atualmente, Chile, Peru, Colômbia, Equador, República Dominicana e El Salvador são os principais mercados cobertos pelo Centro Regional América Latina.
O Centro Regional América Latina é responsável por triangular as relações, demandas e necessidades de cada mercado junto à Mercedes-Benz do Brasil e aos escritórios centrais da Daimler Trucks & Buses na Alemanha, EUA, Japão e Índia. Ele representa caminhões Mercedes-Benz fabricados no Brasil e na Alemanha, modelos da Freightliner dos EUA e México, Western Star dos EUA e caminhões FUSO produzidos no Japão e na Índia. Do mesmo modo, representa os chassis de ônibus produzidos no Brasil e em outras unidades globais da Daimler.
Sobre a Mercedes-Benz do Brasil
Presente no País há 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.
A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).
Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Em 2021, foi apresentado o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil – o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o novo extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Dando continuidade aos investimentos, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022 no Brasil.
Para mais informações acesse: https://www.mercedes-benz.com.br.
Sobre a Daimler Truck
A Daimler Truck Holding AG (“Daimler Truck”) é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais com mais de 40 fábricas e mais de 100.000 colaboradores no mundo. Os fundadores da Daimler Truck deram início a indústria dos transportes com seus caminhões e ônibus cerca de 125 anos atrás. Desde então, as ambições da empresa sempre estiveram voltadas ao objetivo de trabalhar para todos os que movem o mundo. Seus clientes viabilizam a mobilidade das pessoas e o transporte de mercadorias para seus destinos de forma confiável, pontual e segura. Para que isso seja possível, a Daimler Truck fornece tecnologias, produtos e serviços. Isso também se aplica à transformação rumo à condução neutra de emissões de CO2. A empresa busca sempre o sucesso do transporte sustentável, com profundo conhecimento tecnológico e visão clara das necessidades de seus clientes.
As atividades de negócios da Daimler Truck estão estruturadas em cinco segmentos: Trucks North America (TN) com as marcas de caminhões Freightliner e Western Star e a marca de ônibus escolar Thomas Built Buses; Trucks Asia (TA) com as marcas de veículos comerciais FUSO e BharatBenz; Mercedes-Benz (MB) com a marca de caminhões com o mesmo nome e Daimler Buses (DB) com as marcas de ônibus Mercedes-Benz e Setra. O novo negócio de Serviços Financeiros (DTFS) da Daimler Truck se constitui como o quinto segmento.
O portfólio de caminhões inclui os modelos leves, médios e pesados que são utilizados para transporte de longa distância, assim como serviços de distribuição e canteiros de obras. A marca possui também veículos especiais usados principalmente no setor público e de serviços técnicos específicos. A gama de produtos de ônibus, por outro lado, abrange o segmento urbano, escolar, rodoviário, turismo e a fabricação de chassis de ônibus. Além da venda de veículos comerciais novos e usados, a empresa também oferece serviços de pós-venda e soluções de conectividade.